[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Celebração. Essa é a palavra que definiu a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) na noite desta quarta-feira, 10, no Teatro Tobias Barreto. O grupo, que está sob o comando da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o patrocínio do Instituto Banese e sob a direção artística do maestro Guilherme Mannis, deu início às comemorações do mês do músico com uma série de maestros convidados.

Para celebrar essa data tão importante para a cultura sergipana, a Orsse realizou um concerto cheio de emoções que encantou o público, juntamente com o maestro Marcelo de Jesus, regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas e regente adjunto da Amazonas Filarmônica, e o pianista Flávio Varani.

Para o maestro da Orsse, Guilherme Mannis, celebrar o mês do músico é homenagear aqueles que fazem parte desse segmento tão rico da nossa cultura. “Homenagear profissionais que trabalham no grupo e todos os profissionais de música no estado que dão o sangue por essa arte, e que têm muita vontade de crescer e aprender. Esse foi o objetivo deste concerto. E nós estamos aqui para levar apresentações de qualidade para a população, fornecendo também crescimento para a comunidade musical em geral. Para isso, trouxemos dois profissionais excelentes, o Marcelo e o Flávio, que junto com o nosso grupo realizaram uma apresentação excepcional”, destacou.

O sergipano e músico da Orsse, Augusto Fontes, afirmou que sentiu-se lisonjeado com a homenagem. “Acho a homenagem muito válida, pois valoriza não só o músico sergipano, como o músico em geral. Eu me sinto privilegiado em fazer parte desse grupo, e poder prestar uma homenagem a todos os músicos fazendo aquilo que mais gosto, que é tocar”, disse.

Programa

Para celebrar o mês do músico, o programa do concerto contou com três grandes obras da música erudita: a dramática abertura da ópera Norma do italiano Vincenzo Bellini, o apaixonado e romântico Concerto nº1 para piano e orquestra, de Frédéric Chopin, em homenagem ao seu bicentenário de nascimento, e o jovem Franz Schubert com sua bela e cristalina Sinfonia n. 3, em ré maior.

O público assistia extasiado a cada movimento, e foi surpreendido pelo alto nível de maturidade artística do grupo e dos convidados da noite. “É impressionante como a orquestra cresce a cada apresentação. Eu sempre acompanho os concertos, e percebo o quanto esse grupo está preparado e maduro. Além disso, o concerto de hoje foi surpreendente”, declarou a telefonista, Claudia Ferreira.

O sergipano e músico, Fábio Barros Silva, assistiu ao concerto da Orsse pela primeira vez, e destacou a qualidade do grupo. “Apesar de ser sergipano, é a primeira vez que venho a um concerto da Orsse, e acho que vir a um concerto é sempre uma boa oportunidade de aprender, principalmente para um músico, pois é perceptível que o grupo é muito bom, e que traz bons frutos não só para a música clássica sergipana, como para a área da música em geral”, disse.

A sintonia entre os convidados e a Orsse era perceptível, o que tornou a apresentação fluida e de excelente nível. “Eu estou em Sergipe pela primeira vez, e tem sido muito agradável. Estou muito impressionado com a orquestra, gostei muito do resultado sonoro, adorei o teatro, a acústica é excelente, e o trabalho que está sendo feito é empolgante. O grupo está de parabéns”, ressaltou o renomado pianista Flávio Varani, que iniciou sua carreira de solista aos sete anos de idade, e há anos, vem se apresentando em turnês pelo Japão como solista, professor e integrante do Gallia Trio (do qual faz parte juntamente com o spalla da Orchestre National de France, Luc Hery e o violoncelista, Paul Julian ).

O regente Marcelo de Jesus, que se apresentou pela segunda vez com a Orsse, elogiou mais uma vez o grupo e exprimiu satisfação em retornar a Aracaju para mais uma apresentação. “É um privilégio para Sergipe ter uma orquestra dessa, e poder usufruir todo mês de um grupo de excelente qualidade. Eu me sinto muito honrado em participar de uma celebração tão importante, e em estar mais uma vez nesta cidade e com este excelente grupo”, concluiu.

A próxima apresentação da Orsse acontecerá no dia 21 de novembro, no município de São Cristóvão, às 19h.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.