[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No dia 22 de novembro é comemorado mundialmente o dia do músico, por isso, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sobe ao palco do Teatro Tobias Barreto, na próxima quarta-feira, 20, para antecipar uma homenagem aqueles que desenvolvem a arte da música. A apresentação, que tem início às 20h30, é a última da série Mangabeiras em 2013. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro.

Neste concerto a orquestra homenageia os músicos brasileiros e sergipanos com a apresentação da obra ‘Tributo a Portinari’, de César Guerra-Peixe, e uma das sinfonias mais conhecidas do repertório clássico, a ‘Sinfonia do Novo Mundo’, de Antonin Dvorák. A temporada 2013 da ORSSE é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Segundo o maestro Daniel Nery, regente assistente do grupo e que nesta apresentação conduzirá o concerto, a série Mangabeiras traz sempre um repertório eclético e diversificado, confirmando o compromisso que a Orsse tem em proporcionar ao público sergipano concertos de qualidade.

“Neste ano, a orquestra contou nesta série com a participação de excelentes músicos sergipanos em seus concertos, e com a vinda de grandes nomes do Brasil e de outros países para apresentar-se com o grupo, demonstrando a capacidade e talento dos músicos que compõem a ORSSE. Com esta apresentação iremos celebrar o dia do músico, e sobretudo, o êxito dos nossos músicos sergipanos”, comemora.

Sobre o programa

O Tributo a Portinari traz para o primeiro plano a interdisciplinaridade que fascina a arte brasileira, embora seja raro um compositor brasileiro homenagear um pintor brasileiro. Na sua fase de maturidade artística, inspirado em célebres quadros de Portinari, Guerra-Peixe confirma seu incomparável domínio de orquestração. Poucos compositores conseguiram, como ele, atingir uma versatilidade e uma admirável concisão de linguagem, buscando na simplicidade a sua arma mais eficaz.

Já a Sinfonia do Novo mundo, foi escrita em meados de 1892, quando Antonin Dvorák esteve a trabalho nos Estados Unidos, e desse contato resultou sua sinfonia mais famosa, a de número 9, ou como é popularmente conhecida: Sinfonia do Novo Mundo. Assim que pisou em solo americano, Dvorák ficou deslumbrado com o novo mundo que se erguia à sua frente, com a nova cultura e os novos sons e ritmos que ecoavam pelas ruas do até então desconhecido ambiente.

Boa parte da narrativa dramática da obra é proveniente do embate entre o deslumbre do novo mundo e a saudade da terra natal, onde ora o êxtase dá lugar à nostalgia, ora se sobrepõe ou funde-se a ela, refletindo um diálogo íntimo do próprio compositor diante de tal situação.

Sobre o regente:

Regente assistente da Orquestra Sinfônica de Sergipe, Daniel Nery é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em música pela mesma instituição. Têm na sua formação, os seguintes nomes da regência orquestral e coral: Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Johannes Schlaefli (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), e Fábio Mechetti.Já esteve à frente de importantes orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em Atibaia/SP, foi regente do Coral Masculino Cantores de Atibaia e da Banda Sinfônica Primeiro Movimento, além de dirigir a Orquestra Jovem e a Big Band municipais. Premiado no I Concurso Carlos Gomes para Jovens Regentes, Nery é também professor de regência na Universidade Federal de Sergipe.

Serviço:

Orquestra Sinfônica de Sergipe
Serie Mangabeiras IV
20 de novembro de 2013, quarta-feira, 20h30, Teatro Tobias Barreto.
Daniel NERY, regente
César GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Tributo a Portinari
Antonin Dvorák (1841-1904)
Sinfonia n. 9 em mi menor”Do novo Mundo”
Ingressos R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Informações 3179-1480.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.