[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A próxima quinta-feira, 15 de agosto, será marcada pela volta da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) à Catedral Metropolitana de Aracaju. Intitulada ‘Sons da Catedral’, a série é marcada por belíssimas apresentações no prédio histórico localizado no centro de Aracaju que é Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe.

A apresentação terá início às 19h e integra a Temporada 2013 da ORSSE, realizada pelo Ministério da Cultura, pelo Instituto Banese e pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O acesso é gratuito.

Para este concerto, que será regido pelo diretor artístico e regente titular da ORSSE, Guilherme Mannis, o repertório escolhido destaca uma obra brasileira do compositor Jorge Antunes, chamada Pedra de Cantaria. Completam o programa o Concerto para Contrabaixo de Bottesini, com solos do chefe de naipe da ORSSE, Jair Maciel, e a Sinfonia n. 1 de Beethoven.

Sobre o solista

Jair Maciel iniciou seus estudos de música no Centro Cultura Musical de Campos (CCMC), em Campos dos Goytacazes (RJ), tendo sido aluno do contrabaixista Eduardo Vila Maior, passando, em seguida, pelo professor Valdir Claudino. Graduou-se bacharel em contrabaixo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob a orientação do professor Antônio Arzolla. Foi chefe de naipe de contrabaixos na Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil de Campos, Orquestra Sinfônica da UNIRIO, Camerata David Machado, Academia Petrobrás Sinfônica e Rio Camerata.

Integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem) e participou de concertos junto à Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), incluindo a gravação de três CDs. Atuou como professor de contrabaixo do CCMC e do Projeto Orquestra Mirim Armando Prazeres, e monitor da classe de cont rabaixos da UNIRIO. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da UNIRIO e finalista do Concurso de cordas Paulo Bosísio. Atualmente é chefe de naipe de contrabaixos da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse).

Sobre o concerto

Sons da Catedral II – Celebração dos 07 Anos do Maestro Guilherme Mannis com a Orsse
 
Guilherme Mannis, regente
Jair Maciel, Contrabaixo
 
Programa
 
Jorge ANTUNES (1942 – )
Pedra de cantaria
Giovanni BOTTESINI (1821 – 1889)
Concerto para contrabaixo e orquestra
 
Ludwig van BEETHOVEN (1770 – 1827)
Sinfonia nº1, em Dó Maior, Op. 21
 
Serviço
 
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Sons da Catedral II
Catedral Metropolitana de Aracaju
15 de Agosto de 2013, às 19h
Acesso gratuito

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.