Orsse apresenta concerto baseado em trilhas sonoras do cinema mundial
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Tobias Barreto, receberá a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) para mais uma apresentação surpreendente. Desta vez, o grupo sinfônico irá levar para TTB um concerto dedicado aos amantes do cinema, através de um programa que tem como tema ‘Cine Orquestra – Grandes Trilhas Sonoras do Cinema Mundial’. A apresentação promete trazer a magia do cinema ao palco do TTB, com os temas que encantaram a todos nas salas de projeção. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro.
Realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), sob a direção artística de Guilherme Mannis, patrocínio do Banese e Instituto Banese, a Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta um concerto com temas de filmes, em sua maioria, composições originais, exatamente como foram concebidas para o cinema, e com a regência conjunta entre os maestros Guilherme Mannis e Daniel Nery. “As obras exigem uma excelência técnica e possuem grande expressividade, como se ganhassem vida do cinema para o teatro”, explicou o diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis.
Um dos destaques da noite será para as peças de autoria de John Williams, um dos maiores compositores de trilhas sonoras de Holywood. Com 47 indicações ao Oscar e cinco vezes vencedor, Williams tem forte influência de compositores sinfônicos como Shostakovich, Prokofiev e Holst. De John Williams, a Orsse executará Raiders March, do filme Indiana Jones; Superman; a suíte Star Wars; a Lista de Schindler e Harry Potter. Completam ainda o programa Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, de Howard Shore; Por Una Cabeza (Perfume de Mulher) de Carlos Gardel e Piratas do Caribe, de Klaus Badelt.
Segundo Mannis o concerto demonstrará a capacidade técnica da orquestra. “Trilhas como Harry Potter são dificílimas e intrigantes. Um compositor como Williams utiliza toda a herança orquestral dos grandes compositores, em especial os do século XX, e é ainda um criador: desenvolve novos timbres, sempre em função de uma narrativa cinematográfica. Uma grande parcela do sucesso das películas deriva da competência destes mestres”, disse.
Serviço
Orquestra Sinfônica de Sergipe – Série Cajueiros IX
22 de novembro de 2012, 20h30
Teatro Tobias Barreto
Ingressos: R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia)
“Cine Orquestra – Grandes Trilhas Sonoras do Cinema Mundial”
Daniel NERY e Guilherme MANNIS, regentes
Márcio RODRIGUES, violino
John WILLIAMS
Raiders March – Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
Super Man March – Super-Homem
Suíte Star Wars
A Lista de Schindler
Suíte Sinfônica de Harry Potter e a Pedra Filosofal
Carlos GARDEL
Por una cabeza – Perfume de Mulher
Howard SHORE (Arr. Bob Cerulli)
Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel
Klaus BADELT (Arr. Ted Ricketts)
Piratas do Caribe – A Maldição do Pérola Negra
- Orsse apresenta concerto baseado em trilhas sonoras do cinema mundial – Foto: Fabiana Costa/Secult