[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em um majestoso concerto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) abriu oficialmente sua temporada 2012 na noite desta quarta-feira, 7. A apresentação, que lotou o Teatro Tobias Barreto, contou com a participação do pianista Wagner Tiso e emocionou o público ao som de grandes peças de sua autoria.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), patrocinada pelo Instituto Banese e Banese Card, e apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a ORSSE fez o primeiro concerto com a Série “Mangabeiras” e homenageou a cidade Aracaju pelo aniversário de 157 anos e o Dia Nacional da Música Clássica, comemorado em 5 de março. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, que esteve presente no concerto, a temporada começa muito bem trazendo um grande músico que é o Wagner Tiso.

“Este é um mês de muitas atividades do meio cultural e a Orquestra Sinfônica não poderia ficar de fora disso. Neste concerto, que celebra o inicio de mais uma temporada que com certeza será de muito sucesso para a ORSSE, também é mais um presente do Governo do Estado para a cidade de Aracaju pelos seus 157 anos”, destacou a gestora.

Eloísa lembrou ainda que a temporada conta com o apoio do Instituto Banese, que é um grande parceiro da cultura sergipana não só com a Orsse, mas com outros projetos culturais. “Não poderíamos ter começado a temporada de maneira mais significativa. Este foi um concerto ímpar, com um dos grandes maestros da cultura popular e que fez um concerto que aproximou nossa orquestra da produção da música popular brasileira. Sem dúvidas, um grande concerto que mostra como será a Temporada 2012”, finalizou.

Ao longo de todo ano a Orsse fará mais de 60 apresentações, tanto nos Teatros Tobias Barreto e no recém-inaugurado Atheneu, quanto na catedral de Aracaju e em cidades do interior. Para o regente titular e diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis, a primeira apresentação abre em grande estilo esta que é a sexta temporada anual da sinfônica sergipana.

“Wagner além de um grande músico e compositor, é também um grande intérprete, que traz para as apresentações sempre algo novo e surpreendente para nós, quando para o público. É sempre um prazer tocar com artistas deste nível, principalmente quando abrimos nossa temporada, afinal ele é um dos principais nomes deste ano que irá trazer grandes nomes para abrilhantar ainda mais os concertos da sinfônica sergipana”, argumentou Mannis.

O concerto

A primeira apresentação do ano da Orquestra Sinfônica foi marcada por grandes sucessos de Wagner Tiso como “Fantasia sobre Choros 10”, “Olinda Guanabara” e “Frevo”, além de arranjos de obras de Tom Jobim, Milton Nascimento e Gilberto Gil, que animaram e emocionaram o público.

Ele que é pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, começou a estudar música por conta própria em Minas Gerais, onde tocava com Milton Nascimento. Hoje ele é um dos grandes ícones da música brasileira, sendo bastante conhecido no exterior, principalmente na Europa, onde se apresenta com frequência. Entre suas composições mais conhecidas estão “Coração de Estudante” (com Milton Nascimento), “Bolero”, “Mar Azul”, “Nova Estrela”, “Armina”, “Matança de Porco”, “Trem Mineiro” e “Baobab”.

Para o músico convidado, a apresentação com a Orsse foi uma grande honra, principalmente por ver o nível e a competência do grupo na execução das peças. “Chegar a Sergipe e encontrar uma orquestra desta qualidade, com um maestro que sabe conduzir o grupo de maneira tão competente, é sempre muito bom. O público pelo que vimos, ficou muito feliz e isso é o que nos deixa mais satisfeito”, argumentou.

Público

O público, extasiado, exaltou a orquestra e comemorou a volta da temporada de concertos do grupo. “Sou fã da ORSSE e sempre que posso estou presente e hoje em especial, achei o concerto magnífico. Tiso é um grande artista e nesta apresentação com nossa orquestra nos proporcionou uma noite inesquecível”, declarou funcionário público Erivaldo Soares.

As amigas Aucila Ferreira e Marli Batista também fizeram questão de acompanhar a primeira apresentação da Orsse. Para elas que acompanham sempre o grupo, os concertos da orquestra sergipana são sempre imperdíveis. “Gosto muito do trabalho do grupo, pois as apresentações são sempre muito bonitas. Sempre que pudemos estamos aqui”, assegurou Marli.

Outra pessoa que também fez questão de prestigiar o primeiro concerto do ano da Orquestra Sinfônica foi o músico e compositor Edelson Pantera. Ele que em 2004 participou da reestruturação do grupo, mostrou-se entusiasmado com o nível que a sinfônica tem hoje.

“Acompanho sempre que posso, mas na apresentação de hoje foi espetacular pude ver que a orquestra está muito bem e superafinada. É importante dizer que esta troca que a orquestra tem oportunidade de fazer com músicos de outros locais é muito importante e engrandece ainda mais o trabalho”, frisou.

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe acontece no dia 23 de março, a partir das 20h30, no Teatro Atheneu. Antes disso, o grupo se apresenta pela série Terças Musicais na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), na terça-feira, 13, a partir das 19h.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.