[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Quem passa pela avenida General Calazans, no bairro Industrial, já pode perceber a nova fisionomia do local, onde a Prefeitura de Aracaju está executando a obra de urbanização da área, que se transformará no mais novo espaço de lazer da cidade.
Na última sexta-feira, dia 05, foi concluída a estrutura do monumento que é o marco da obra, uma chaminé de seis metros de altura, projetada pela arquiteta Lúcia Condorelli. Além da chaminé, será edificado um pórtico com estrutura de aço, na cabeceira da ponte, a fim de interligá-la com o calçadão do mercado.
O calçadão, composto com pedras portuguesas, está em fase de conclusão. Do total de 240m de extensão, 200 estão finalizados. Os pilares de concreto, que tem a função de “guarda-corpo”, ou seja, impedir acidentes, o alicerce de fundação do restaurante um, a cobertura do módulo policial e do quiosque de apoio à terceira idade, que será um espaço de lazer especificamente voltado para os idosos, já foram concluídos.
De acordo com o técnico da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo – Emurb, Genaro Manoel, a estrutura do banheiro masculino e do quiosque de contemplação a arte (reservado para a difusão cultural) já está concluída. A estrutura da área destinada à recreação infantil está finalizada e os serviços de paisagismo e acabamento do local serão iniciados nos próximos dias.
No centro de artesanato, que contará com 14 boxes para comercialização de diversos produtos, além de dois banheiros e um jardim suspenso, está sendo colocada a cobertura de piaçava. Para finalizar esse serviço, a construtora iniciou o processo de revestimento e acabamento da área.
Um píer também está sendo edificado. No momento, a cravação de estacas do local, onde será construída uma passarela, foi iniciada.
Segundo o técnico da Emurb, alguns serviços de pavimentação foram executados nas ruas próximas à avenida General Calazans. “Esse serviço adicional estava fora do projeto, mas foi necessário porque não adianta ver a orlinha bonita e pavimentada e as adjacências não”, explicou.
Ele afirmou ainda que, em decorrência do período chuvoso na capital, a obra sofreu paralisação, mas o trabalho foi retomado com mais intensidade. “Os operários trabalham oito horas por dia e quando é necessário concluir algum serviço prolongam o horário ou trabalham no fim de semana”, disse. Os serviços estão sendo executados por operários das construtoras Uchoa, Sólida e Constresa.
Nesse momento, o aterro do serviço de urbanização do restaurante dois, ciclovia, quadra de esportes e lanchonete de apoio à balsa foi iniciado. “Creio que até sexta-feira o trabalho deve estar concluído”, garantiu Genaro Manoel.
Para os moradores do bairro Industrial, a obra executada pela Prefeitura de Aracaju é acompanhada com satisfação. “A orlinha nunca foi vista por nenhum governante nesse tempo todo. O prefeito Marcelo Déda teve visão da importância que vai ser essa obra para a melhoria aqui da área”, disse Augusto César, que reside na local há mais de 30 anos.
“Tenho planos de abrir um restaurante aqui, assim vou estar trabalhando na minha área de atuação”, disse, esperançoso, o garçom Augusto César.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.