Órgãos estaduais e federais discutem base cartográfica de Sergipe
Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) que formam a Gerência de Informações Geográficas e Cartográficas (Gigec) apresentaram na quinta-feira, 22, uma proposta para a Base Cartográfica Digital do Estado de Sergipe. O projeto foi mostrado a algumas Secretarias de Estado e órgãos federais envolvidos com o tema. A apresentação, realizada no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Sagri), mostrou a necessidade de complementar a base cartográfica do Estado.
O superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplan, Marcos Vinícius Castañeda, abriu a reunião ressaltando a importância da organização e gestão dos territórios como características fundamentais para uma boa conduta política dos governos nos dias atuais.
De acordo com Castañeda, é preciso realizar o complemento da base cartográfica do Estado. "A idéia é expandir a base por restituição aerofotogramétrica, ou seja, através de fotos aéreas em alta resolução, e ortofotocartas, isto é, o detalhamento dos elementos geográficos através de recursos digitais com alta precisão", explicou.
Em seguida, o assessor de Geoprocessamento da Seplan, Paulo José de Oliveira, realizou um relato sobre as informações técnicas do projeto e suas possíveis aplicações nos âmbitos federal, estadual e municipal. Ele destacou também a política de democratização das informações da Seplan, que são disponibilizadas gratuitamente.
Oliveira anunciou que o projeto contempla a ampliação da base cartográfica em escala 1:10.000 com curvas de nível de cinco metros para os municípios, assim como na escala 1:2.000 com curvas de nível de um metro para as áreas urbanizadas, visando ao planejamento e à execução de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social.
"Órgãos como a Secretaria de Segurança Pública e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) poderão planejar e executar suas atividades com muito mais eficiência numa base cartográfica mais precisa", informou.
Na reunião, instituições que já utilizam as geotecnologias, como Deagro, Sulgipe, Semarh, Deso, IBGE, Embrapa, Codevasf, Petrobras e Incra, relataram sua experiência com a utilização do recobrimento do litoral sergipano efetuado através da Seplan no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) 2004.
O Incra, por exemplo, sinalizou a intenção participar tecnicamente e financeiramente do Projeto Base Cartográfica Digital do Estado de Sergipe. Os representantes dos demais órgãos públicos presentes também tiveram a oportunidade de fazer seus questionamentos sobre o produto, assim como preencher um questionário indicando suas demandas relativas aos mapeamentos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]