[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Orçamento Participativo é uma das iniciativas mais concretas rumo à democratização da sociedade e da participação ativa de cidadãos. A Prefeitura de Aracaju criou a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Seep) e o prefeito Edvaldo Nogueira, através da sua administração, dá continuidade aos trabalhos da Seep, que exerce uma política participativa em nível local.

Através das plenárias e fóruns são passadas as informações acerca do orçamento público, onde é mostrada a importância do Orçamento Participativo para a comunidade. A população participa fazendo um levantamento das suas principais necessidades e decide, por um meio de uma hierarquização de ações, as obras de caráter mais urgentes.

Nos dias 22 e 29 desse mês, a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Seep) promove aos 109 delegados do OP e aos conselheiros um seminário sobre qualificação e cidadania. “Nesse seminário vamos discutir a organização da sociedade e como ela vem se organizando ao longo dos tempos, culminando com essa forma atual de participação popular do município de Aracaju”, ressalta o secretário municipal do OP, Rômulo Rodrigues.

Rômulo informa ainda que o seminário vai debater sobre o tema cidadania, colocando a posição da admiistração Edvaldo Nogueira para a sociedade em relação ao compromisso da Prefeitura de Aracaju com cada cidadão aracajuano. “Vamos também discutir questões mais específicas, de formação e informação, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, e apresentar as propostas da PMA”, declara Rômulo Rodrigues.

Ainda de acordo com o secretário do OP, a Seep entra agora para um segundo passo, em que serão definidas as demandas das comunidades de cada bairro juntamente com cada secretaria executora, com vista para elaborar o plano de investimento do orçamento participativo para o ano de 2007.

O seminário acontece no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na rua Frei Canôlo de Noronha, 42 , bairro Costa e Silva, das 9 às 17 horas. A reunião está aberta também para toda sociedade civil, que tenha o interesse técnico ou de cunho científico.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.