Orçamento Participativo atende demandas da comunidade
De acordo com Rômulo Rodrigues, secretário municipal da SEPP, as secretarias quando recebem os relatórios do OP atendem prontamente e executam os serviços solicitados pela população. “A Prefeitura de Aracaju vem trabalhando por uma cidade para todos, mas muitas vezes as demandas requerem recursos altos por problemas gerados há décadas. Contudo, mesmo quando a PMA não pode resolver de imediato a solicitação, nós buscamos os meios para o mais breve possível atender as comunidades”, informa Rômulo, acrescentando que os moradores de Aracaju estão conscientes disso, porque hoje existe uma comunicação direta da sociedade com a Prefeitura através da SEEP.
Na semana passada, José Santana dos Santos, morador do bairro Santos Dumont, passou por uma das ruas do bairro e percebeu vários buracos que podiam causar até mesmo um acidente no trânsito. “Eu passei na rua Major Corbiniano, aqui no Santos Dumont, e percebi vários buracos, sendo que fiquei bastante preocupado com o tamanho de um deles, por ser muito fundo. Liguei para o OP e em menos de 24 horas a Emurb estava executando o serviço”, declara José, informando que fez questão de ir pessoalmente na SEEP para falar de sua satisfação na presteza do serviço realizado pela Prefeitura.
Através do Fala Cidadão, Umberto Fontes Sampaio Filho, morador da rua Josué de Carvalho Cunha, no bairro Coroa do Meio, entrou em contato com a Prefeitura para solicitar alguns serviços que vem causando um desconforto nas imediações da sua casa. Por causa de vários terrenos baldios na redondeza, abandonados pelos proprietários, o lixo se acumula com o crescimento do mato e pelos próprios moradores que jogam lixo ali, como também os carroceiros e caçambeiros. Nesse período de chuva, o lixo se espalha pela rua causando transtorno para os que ali residem.
Trabalho integrado
A Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEEP), assim que recebeu a solicitação do morador, repassou a demanda para Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que prontamente executou o serviço, fazendo a limpeza dos 934 metros da rua Josué de Carvalho Cunha, que nasce na avenida Santos Dumont e termina nas imediações da rua Professor Aloísio Campos, no bairro Coroa do Meio.
“Nós estamos trabalhando aqui o dia todo, 13 agentes estão executando os serviços de roçagem, utilizando uma roçadeira mecânica para o recolhimento de todo entulho, como também utilizamos uma retroescavadeira com o acompanhamento de duas caçambas para recolher o material e deixar a via completamente limpa”, informa Everaldo Santos Ferreira, coordenador de manutenção de vias públicas da Emsurb.
Ainda de acordo com Everaldo, a Emsurb segue uma escala de limpeza em todos os bairros de Aracaju. Durante três vezes no ano cada bairro é limpo. “O problema da Coroa do Meio é o abandono dos terrenos baldios pelos proprietários e a falta de conscientização daqueles que ainda jogam o lixo nesses terrenos. Sendo que a Emsurb disponibiliza vários contêineres em pontos estratégicos do bairro”, esclarece. “A Emsurb ainda coloca à disposição da população o Disk Limpeza pelo 0800-2841300, em que a equipe da manutenção das vias públicas atende até 72 horas depois que o serviço for solicitado”, divulga Everaldo Ferreira.
O supervisor de Terrenos Baldios e Apreensão de Animais da Emsurb, Joselito Menezes, informou que os donos dos terrenos baldios da rua Josué de Carvalho Cunha – que estão descumprindo a lei – foram notificados ontem, 17. “Eles tem um prazo de 15 dias para cercarem o terreno e fazerem a limpeza. Caso não cumpram a lei, uma multa será aplicada, podendo o valor aumentar caso não seja resolvido o problema”, ressalta Joselito.
Para o solicitante, Umberto Sampaio, foi uma satisfação ver a rua sendo limpa, e saber que os proprietários dos terrenos baldios serão notificados. “Aqui as nossas necessidades são várias, é muito bom ver o compromisso da PMA com a população e saber que o que ainda falta ser resolvido aqui, como a rede de energia que precisa ser ampliada, será executado. É claro que nós temos também a consciência de que alguns moradores não ajudam e contribuem para o acúmulo de lixo. Mas o importante é que a Prefeitura se mostra presente, e existe uma comunicação direta da população através do orçamento participativo”, declara Umberto.
Fala Cidadão
O projeto ´Fala Cidadão´ é uma central de atendimento à serviço da população,que tem por objetivo esclarecer dúvidas, orientar, analisar sugestões, reclamações e elogios da comunidade. Com 13 urnas espalhadas em pontos estratégicos da cidade, o projeto tem crescido e promovido mudanças a partir da participação popular. O ´Fala Cidadão´ funciona através de urnas, e-mails e por telefax, ou ainda pessoalmente no endereço da PMA, sendo os dois primeiros os mais procurados. Exercendo sua cidadania, o povo colabora para a melhoria na qualidade dos serviços prestados.
As urnas estão localizadas nos seguintes locais: Centro Administrativo da Prefeitura, situado à rua Frei Canolo de Noronha, nº 42, no bairro Ponto Novo; Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na praça General Valadão; CEAC (Shopping Riomar); Aeroporto; Rodoviária Nova; Ponte do Imperador; Galeria Álvaro Santos; Memorial da Bandeira; Bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes; Mirante da 13 de Julho; Escola Municipal de Artes; Colina do Santo Antônio; além de uma urna itinerante instalada em eventos da cidade ou quando solicitada.
Os contatos do ´Fala Cidadão´ são: (79) 3218-7884 / www.aracaju.se.gov.br/faleconosco ou através de uma das urnas espalhadas pela cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Orçamento Participativo atende demandas da comunidade – Fotos: Wellington Barreto e Lúcio Telles