Operação pipa beneficia quase 100 mil pessoas no Sertão
A Defesa Civil de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), realizou esta semana uma visita aos povoados de Poço Verde e Tobias Barreto para averiguar a situação do abastecimento de água realizado pela operação pipa no semiárido.
Em Sergipe, quase 100 mil pessoas são beneficiadas com a ação. Em Tobias Barreto, 25 localidades são abastecidas pelos carros e, em Poço Verde, o número chega a 68. Doze municípios decretaram situação de emergência e destes, nove são atendidos pela Defesa Civil Estadual. As outras três cidades recebem assistência do Exército ou das prefeituras, como no caso de Canindé de São Francisco.
Os municípios que decretaram estado de emergência são Poço Redondo, Gararu, Canindé de São Francisco, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Verde, Nossa Senhora de Lourdes, Frei Paulo, Tobias Barreto, Itabi e Nossa Senhora Aparecida.
A moradora do povoado Saco da Serra, em Poço Verde, Josefa de Oliveira, recebeu a visita da equipe da Defesa Civil e disse estar satisfeita com o trabalho da operação pipa. “Quando a água do meu reservátório está acabando, vou até a prefeitura e solicito um novo abastecimento. Para facilitar a nossa vida, meu marido construiu um segundo reservatório para armazenar água da chuva. Quando não recebemos água enviada por São Pedro, recebemos da Defesa Civil. O importante é que nunca falta”, destaca a moradora.
As equipes da Defesa Civil irão monitorar até a próxima semana todos os povoados abastecidos com carro-pipa em sete municípios. “Estamos monitorando a qualidade do serviço prestado. Verificamos que choveu e houve uma melhoria significativa no nível de água armazenada nas cisternas, mas ainda assim o problema não está resolvido. Se a chuva continuar, nós suspenderemos o abastecimento com carro-pipa, mas caso isso não aconteça, iremos reforçar a operação”, explica o coordenador.
A moradora do povoado Amargosa II, em Poço Verde, Joselena Maria dos Santos, é uma das beneficiadas com o abastecimento de água. “Receber água limpa é uma bênção. Graças a Deus não sofro com falta de água em minha casa. Sempre que preciso, faço o pedido e o carro-pipa vem abastecer minha cisterna. Os meus vizinhos também utilizam água do meu reservatório. Aqui em Amargosa não temos do que reclamar”, relata a Joselena.
A operação pipa do Estado é realizada em conjunto com a Defesa Civil de cada cidade. A coordenadora do órgão em Poço Verde, Auremirtes Santana, destaca a importância dessa articulação entre Estado e município. “A população é a principal beneficiada com essa importante parceria. Quando decretamos situação de emergência, a Defesa Civil nos deu o suporte necessário para resolver o problema da falta d’agua no município”, conta.
Funcionamento
A operação pipa é realizada após as prefeituras decretarem estado de emergência. Quando isso acontece, a Defesa Civil Estadual disponibiliza os carros para abastecimento de água. Comprovada a necessidade, o Estado realiza uma homologação e legitima a necessidade de entrar com uma ação judicial para interceder. Imediatamente, é solicitada ajuda do Governo Federal para auxiliar na operação.
Alguns municípios já chegaram a três meses de vigência do abastecimento. Nestes casos, o Exército assume a responsabilidade. “O Estado recua da operação e o Exército assume. O decreto de emergência tem validade de 90 dias podendo ser prorrogado por igual período”, explica o major José Erivaldo Mendes.
- Operação pipa beneficia quase 100 mil pessoas no Sertão – Auremirtes Santana
- coordenadora da Defesa Civil de Poço Verde