[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, SMTT e Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Cptran, determinou hoje, dia 9, o fechamento da Feira das Trocas, na praça dos Expedicionários, no Siqueira Campos.
O principal objetivo da operação foi o de coibir o tráfico de drogas, comércio de armas e produtos roubados, bem como acabar com a marginalidade no local. Para a Emsurb, o objetivo foi o de retirar os barracos e demais pontos comerciais instalados indevidamente na praça, pois não há qualquer autorização para funcionamento na localidade.
Durante a manhã, os órgãos realizaram vistorias e apreenderam produtos sem comprovação de origem. Às 9h30, as polícias Militar e Civil cercaram a área para evitar a fuga de marginais e o esvaziamento da operação. A SMTT fechou as ruas próximas para facilitar a operação.
De acordo com o coordenador das ações da Emsurb na operação, Luís Fernando Barreto, a feira precisava ser retirada não só por não haver autorização legal para funcionar, mas também porque se tornou ponto de encontro de marginais para compra e venda de produtos ilícitos. “Estudamos a forma de atuação da Emsurb no sentido de executarmos o serviço sem expor a integridade física do nosso pessoal. Nós esclarecemos aos fiscais que a participação da empresa era restrita ao desmonte e recolhimento de barracos instalados na praça e imediações, deixando claro que estão sendo retirados porque não têm autorização para funcionar”, explica
Luís Fernando acrescentou que era necessária a realização de uma ação conjunta para que a Feira das Trocas fosse definitivamente desativada. “Como o problema foge à esfera municipal, era necessária a participação de outros órgãos”. Além do efetivo de 20 funcionários, dois caminhões e um caminhão com braço mecânico deram suporte à operação, recolhendo as madeiras utilizadas para montagem dos barracos.
Um trailer também foi recolhido por estar irregularmente instalado. Outra determinação da Emsurb foi a de notificar os demais proprietários de barracas para que até a tarde elas fossem desmontadas, sob pena de serem também recolhidas. As oficinas de automóveis receberam comunicado da empresa para que retirassem das calçadas os carros e materiais que obstruíam a passagem de pedestres.
Alguns proprietários de bares nas imediações manifestaram-se contra a ação, mas não houve necessidade de intervenção da Guarda Municipal ou da polícia. “A atuação da Guarda foi fundamental para preservar a integridade dos agentes da Emsurb”, observa Luís Fernando. Durante todo o dia, os órgãos vão permanecer no local para evitar o funcionamento da feira e a partir de agora uma equipe da Polícia Militar ficará instalada no local para coibir o retorno posterior dos pontos comerciais. Grades de isolamento serão instaladas pela PM para controlar o fluxo de pessoas e carros nos acessos à praça, assim como foi feito no Beco dos Cocos.
Uma parte do material apreendido pela polícia foi encaminhado no caminhão da Emsurb para a Delegacia Plantonista, sob a escolta de um carro da Guarda Municipal. Os demais materiais apreendidos pela Emsurb foram levados à sede da empresa, onde ficarão guardados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.