[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a realização do Pré-Caju 2006, os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão atentos aos condutores que apresentem sinais de embriaguez antes mesmo de iniciar a condução dos veículos. É a operação “Anjo da Guarda”, que já foi executada com sucesso no Forró Caju e será implementada dentre as medidas preventivas e educativas para a redução de acidentes na capital no período festivo.

De acordo com o superintendente Bosco Mendonça, espalhados por diversos pontos nas vias adjacentes ao evento, os agentes estarão atentos e farão a abordagem assim que os condutores com sinais visíveis de embriaguez entrarem em seus respectivos veículos. “Eles serão orientados a convidar um amigo ou parente que não tenha consumido bebidas alcoólicas para conduzir seu veículo. Caso não seja possível, um agente conduzirá o veículo até a residência ou ele será transportado numa viatura da SMTT”, explicou Mendonça.

Segundo ele, a maior preocupação do órgão é prevenir a ocorrência de acidentes e a perda de vidas no trânsito. “As estatísticas comprovam que 75% das mortes no trânsito são provocadas por motoristas alcoolizados. Nós não medimos esforços para salvar vidas. Por isso, além da preocupação com o ordenamento do trânsito, faremos a operação Anjo da Guarda”, afirmou o superintendente.

APREENSÃO
Nos casos onde houver resistência por parte dos condutores, os agentes acionarão a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) que fará a constatação da embriaguez através do teste do bafômetro e a conseqüente autuação e apreensão do veículo e da carteira de habilitação. Dirigir alcoolizado ou sob efeito de drogas é crime e infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

“Esta é uma ação preventiva e educativa dentro das ações de conscientização que desenvolvemos e que já conseguiu reduzir em 23,6% o número de acidentes, em 34,7% os acidentes com vítimas e em 40,5% o número de mortes em acidentes trânsito. Queremos humanizar cada vez mais o trânsito da cidade, fazendo os condutores compreenderem a importância de uma postura consciente e cidadã ao volante”, finalizou Bosco Mendonça.

EFETIVO
A SMTT empregará ao todo um efetivo de 100 profissionais durante o Pré-Caju 2006. Destes, 65 são agentes de trânsito e os demais servidores estão distribuídos entre as operações de controle e fiscalização dos transportes coletivos e de táxis para assegurar toda a comodidade necessária para a utilização dos transportes públicos durante a prévia carnavalesca que acontece de 19 a 22 desse mês.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.