[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cinco dias depois de interceptar duas carretas com mercadoria ilegal, o mesmo grupo de auditores tributários da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apreendeu na manhã desta quarta-feira, 12, cerca de 48 toneladas de produtos, entre confecções, fumo, açúcar, refrigerante e madeira. A ação dos auditores é resultado de uma investigação iniciada na noite de terça-feira, 11, e que só terminou às 10h desta quarta, culminando na apreensão de todo o material. Denominada ‘Boas Festas’, a operação prossegue durante o mês de dezembro em todo o Estado.

Segundo o auditor tributário responsável pela operação, José Wellington dos Santos, algumas mercadorias estavam sem a documentação fiscal e outras apresentavam nota fiscal com irregularidades. A exemplo do que ocorreu na semana passada, mais duas carretas que vinham de Caruaru (PE) traziam para Sergipe mercadorias ilegais. "Dessa vez, havia 27 toneladas só de confecções, todas elas sem documento fiscal", disse o auditor.

José Wellington informou ainda que outra carreta vinda de Arapiraca (AL) transportava dez toneladas de fumo, também sem nota fiscal. No caso dos refrigerantes, das madeiras e do açúcar a fraude ocorria de outra forma. Tratava-se de nota fiscal que apresentava um valor inferior ao que realmente constava nas mercadorias.
O veículo apreendido com a madeira era oriundo do Estado do Pará e transportava mais de 17m3 de madeira. "Na verdade, a nota apresentada constava um tipo de madeira, e o material muito mais caro do que aquele descrito na documentação", explicou José Wellington, acrescentando que, toda a mercadoria encontra-se sob a responsabilidade da Secretaria da Fazenda, aguardando o pagamento dos tributos para a devida liberação.

Operação continua


O auditor da Sefaz disse que as operações visando combater à sonegação de impostos vão continuar. O objetivo é intensificá-las até o final do ano. As ações ocorrem em dias, horários e locais indeterminados. A idéia é surpreender aqueles contribuintes que tentam burlar o fisco. Em média as operações acontecem com duração de seis horas, havendo uma completa inspeção de caminhões, carretas e até carros de passeio.
A operação ‘Boas Festas’ envolve auditores técnicos da Sefaz e conta com o apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Companhia Fazendária da Polícia Militar de Sergipe.

 

 

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.