Oncologia do HUSE já realizou mais de 15 mil atendimentos este ano
Durante o primeiro quadrimestre deste ano, o Centro de Oncologia Dr. Osvaldo Leite, no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), realizou 15.149 atendimentos. Os dados constam no relatório quadrimestral divulgado nesta quinta-feira, 21, pela gerência administrativa da unidade oncológica.
De acordo com o levantamento, o Centro de Oncologia realizou no mesmo período 2.028 sessões de quimioterapia, das quais 512 em janeiro, 385 em fevereiro, 488 em março e outras 635 em abril, numa média de 500 procedimentos quimioterápicos por mês. Também de janeiro a abril, foram realizados 447 tratamentos hormonioterápicos, sendo 331 por meio do medicamento Zoladex e os restantes 116 com o uso de Lupron.
Segundo Ruth Andrade, gerente administrativa do Centro de Oncologia, no primeiro quadrimestre deste ano o setor realizou 243 pequenas cirurgias. Os procedimentos incluem exames de lâmina, biópsias ósseas, de mama e do colo uterino.
O relatório também mostra que foram feitas 12.904 aplicações radioterápicas nos primeiros quatro meses do ano. O número de pacientes novos em tratamento chegou a 140. O ambulatório da Oncologia do HUSE atendeu 5.665 pacientes oncológicos e outros 746 que precisavam confirmar seus diagnósticos, totalizando 6.411 pessoas.
Outros procedimentos
O relatório estatístico do setor também revelou que foram realizados 868 atendimentos na Sala de Odontologia da unidade oncológica. Os procedimentos incluem consultas, extrações de dente permanente, biópsia, aplicação de flúor e controle de placa bacteriana, entre outros. "Todo paciente com câncer, antes do atendimento oncológico, é submetido a tratamento odontológico", esclarece a gerente administrativa do setor.
Também de janeiro a abril, os médicos do Centro de Oncologia encaminharam para internamento 811 pacientes, dos quais 550 para a Ala F (Infantil) e 261 para a Ala G (Adulta).
De acordo com Ruth Andrade, além de assistência médica e de enfermagem, o Centro de Oncologia, que será transformado pelo atual governo no primeiro Hospital do Câncer de Sergipe com Centro Cirúrgico e UTI próprios, também proporciona aos pacientes acompanhamento do Setor de Nutrição do HUSE, bem como de fisioterapeutas, psicólogos e do Serviço Social.
Através de programa ‘Home Care’, médicos acompanham os pacientes que fazem tratamento em casa e aqueles sob regime de internação hospitalar. Segundo o relatório, nos primeiros quatro meses do ano, foram realizadas 66 visitas domiciliares e seis a pacientes internados. Já pela enfermagem, foram feitos 2.908 acompanhamentos no HUSE com consultas, curativos, passagens de sonda vesical e ativação de catéteres.
Outras atividades
Ruth Andrade informou ainda que o relatório traz um levantamento das atividades recreativas e lúdicas que integram a política de humanização no atendimento aos pacientes. Em quatro meses, foram realizadas 1.426 ações de humanização no setor, a exemplo de atividades pedagógicas e trabalhos manuais com as mães de pacientes.
Deste total, 416 aconteceram através do Projeto ‘Anjo Linguarudo’, voltado para o público infantil. A iniciativa inclui jogos pedagógicos, sessões de pintura e estória infantil, interpretação oral, exercícios de coordenação motora e construção de cartazes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Oncologia do HUSE já realizou mais de 15 mil atendimentos este ano – Foto: Isa Vanny