[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cuidado e prevenção. Estes são os fatores relevantes quando o assunto é a saúde bucal dos pacientes atendidos no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e que dispõem de um serviço especializado de odontologia, voltado para as reações provocadas pelo tratamento do câncer. O serviço faz a adequação da cavidade bucal para o tratamento da doença, bem como as suas complicações.

Funcionando há dez anos, o serviço conta com três profissionais responsáveis pelo diagnóstico e tratamento das doenças da boca. Os pacientes que fazem quimioterapia e radioterapia de cabeça e pescoço passam pelo tratamento odontológico.

De acordo com o cirurgião buco-maxilo da oncologia, José Augusto Santos Silva, muitos dos tratamentos de câncer têm repercussão na cavidade oral, onde podem ocorrer infecções ocasionadas por problemas dentários diversos, especialmente por causa da baixa imunidade provocada pela radioterapia e quimioterapia.

“Durante esses tratamentos, existem pacientes que apresentam mucosite e essas feridas devem ser tratadas por nós porque são porta de entrada das infecções. Para isso nós temos atendimento local, orientação e higienização, fazemos aplicação de laser terapia para melhorar todas essas consequências ruins do tratamento oncológico. Então, o paciente tem que estar com a higienização da boca adequada tanto para a quimioterapia como para a radioterapia, evitando complicações danosas para a saúde”, explicou.

Atendimentos

Consultas e procedimentos, como biópsias bucais, restaurações, extrações, aplicações de laser e flúor, profilaxias, raspagens, entre outros, são algumas das atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam no consultório odontológico da oncologia do Huse.

No primeiro semestre deste ano (janeiro a junho), esta unidade odontológica já realizou 2299 procedimentos e 1085 pacientes foram atendidos. Destes, 247 são novos pacientes. No ano passado esse número foi totalizado em 3696 procedimentos e 1772 pacientes atendidos, sendo 519 novos pacientes.

Segundo José Augusto, este  aumento é considerável e significativo. “Até o final do ano, deveremos ter um aumento de 40% nesse atendimento. Isso demonstra a importância do tratamento e os benefícios gerados por ele. Com esse atendimento, nós evitamos muitas infecções graves com consequências terríveis, podendo chegar até a morte do paciente”, informou.

Resultados

A aposentada Valdomira Maria Souza, 74, teve um final feliz para o seu tratamento contra um câncer na região da cabeça e pescoço. Ela foi submetida a uma cirurgia na língua há quase três anos. O diagnóstico, identificado no início, foi fundamental para um resultado positivo e eficiente durante o tratamento.

“Sou muito feliz por ter essas pessoas no meu caminho. Graças a Deus está dando tudo certo no meu tratamento odontológico. Ele foi primordial para a minha recuperação e para um resultado positivo na minha cirurgia. Hoje faço tratamento com laser e o resultado é muito bom”, afirmou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.