[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nos dias 15 a 17 de abril, oito povoados dos municípios de Tobias Barreto, Poço Verde, Carira e Frei Paulo serão visitados por um Grupo Executivo de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Departamento Nacional de Obras Contra Seca, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os técnicos farão um diagnóstico nessas localidades para constatar quais irão ser contempladas com a implantação de duas Unidades Demonstrativas do Programa Água Doce (PAD). Essa foi a decisão da reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 3, na sede da Semarh.

De acordo com o secretário-adjunto da Semarh, Marcos Santana, os povoados já possuem aparelhos dessanilizadores, resta diagnosticar quais deles atendem aos critérios necessários para se implantar as Unidades Demonstrativas em Sergipe. "Esses critérios vão de  técnicos a sociais, e são estabelecidos pelo PAD", explicou Marcos.

Cada Unidade Demonstrativa compõe um Sistema Integrado de Operacionalidade que além de produzir água potável, reaproveita o sal proveniente da dessalinização. O sal é utilizado para a criação de tilápias rosas (peixes de água doce que se produzem até mesmo no mar) e no cultivo de uma planta conhecida como erva-sal, utilizada na alimentação de caprinos e ovinos. Os peixes são comercializados pela comunidade e o dinheiro da venda deverá ser usado para manter o próprio sistema. A tecnologia evita ainda a contaminação do solo e do lençol freático.

O secretário-adjunto preocupa-se ainda com o estado de alguns dos dessalinizadores, garante que a visita técnica irá averiguar também  a situação de funcionamento de cada um dos aparelhos. "Os dessalinizadores são de merecimento do povo sofrido do semi-árido e temos o dever de mantê-los em bom estado de funcionamento. Após visita veremos o que poderá ser feito", salienta.

O município de Tobias Barreto possui três dessalinizadores distribuídos nos povoados de Candeis, Borda da Mata e Saquinho. Tobias Barreto será a primeira cidade a ser visitada pelo grupo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.