Oficina promovida pela Defesa Civil articula Plano de Contingência para municípios
A Coordenadoria Especial de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec) promovem nesta terça-feira, 10, a Oficina de Capacitação para o Plano de Contingência de oito municípios prioritários sergipanos: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Maruim, Carmópolis, Salgado, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. A oficina acontece até esta quarta, 11.
O encontro tem por objetivo montar um plano de contingência para cada município presente e desenvolver ações voltadas para a redução de desastres e a preparação para a quadra chuvosa em Sergipe. A oficina capacitará os responsáveis envolvidos, e ao final dos trabalhos, cada município terá seu Plano de Contingência elaborado.
Dados
Uma pesquisa realizada pela Sedec, onde foram analisados mais de 20 anos de registros de desastres em todos os estados brasileiros, concluiu que 56 municípios são prioritários, por apresentar número elevado de desastres naturais. Apesar de Sergipe não ter tem nenhum município entre os 56 mencionados no estudo, o estado apresenta algumas cidades que estão listadas entre os 800 municípios mapeados na pesquisa.
“Mesmo Sergipe não tendo municípios cadastrados como prioritários nacionalmente, é comum acontecer em algumas cidades do estado enxurradas, inundações e deslizamentos, principalmente nos meses de janeiro a junho. Por isso, a Defesa Civil pensa em estratégias, planejamentos e simulados para evitar maiores danos nessas ocorrências. O estado apresenta um número menor de desastres, além de ter a consequências dos danos minimizadas devido à ação executada pelos órgãos estatais”, ressaltou o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, Gilfran Matheus.
O desenvolvimento de novas ações na gestão das áreas de ricos, em Sergipe, cria uma expectativa ímpar para municípios prioritários, existindo uma preparação no período que é mais propício a esses desastres.
“Sergipe é nosso parceiro pioneiro, por ser o menor estado e está em uma região privilegiada, ele está entre os 800 municípios nacionais identificados como áreas de riscos. Por isso, a importância do elo entre a Defesa Civil, Municipal, Estadual e Nacional, pensar nessa prevenção de desastres nos períodos mais críticos do ano”, explica a chefe de Gabinete da Secretária Nacional da Defesa Civil, Cristiane Antunes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Oficina promovida pela Defesa Civil articula Plano de Contingência para municípios – A chefe de gabinete da Secretária Nacional da Defesa Civil
- Cristiane Antunes / Fotos: Edinah Mary/Inclusão