Oficina Intersetorial de Autonomia para a Mulher no Trabalho será realizada em Sergipe
O estado de Sergipe vai sediar a Oficina Intersetorial de Autonomia para a Mulher no Trabalho. O evento ocorrerá na próxima terça-feira, 19 de junho, a partir das 9h, no Hotel Aquários, em Aracaju. A promoção é da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) com o apoio da ONUMulheres, Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República e Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
De acordo com a secretária da SEPM, Maria Teles dos Santos, o evento terá como objetivo traduzir as resoluções da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres na área de promoção da autonomia econômica das mulheres.
“Estão sendo ofertadas 30 vagas. Elas serão distribuídas entre as instituições governamentais e não governamentais que desenvolvem políticas voltadas para a autonomia da mulher em Sergipe”, explicou a secretária.
Dentre essas instituições estão: secretarias de Estado da Inclusão Social, Justiça (Presídio Feminino), Agricultura e Trabalho, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase), Casa da Doméstica, Associação de Catadoras de Mangaba e grupo de mulheres da Economia Solidária.
Também foram convidadas a participar, por atenderem aos critérios estabelecidos, gestoras de 12 Coordenadorias Municipais de Políticas para as Mulheres – Aracaju, São Cristóvão, Carmópolis, Itabaiana, Estância, Tobias Barreto, Poço Redondo, Propriá, Barra dos Coqueiros, Cristinápolis, Ribeirópolis e Simão Dias.
Abertura
O evento será aberto oficialmente às 9h pela secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles. Participarão da mesa a coordenadora de Políticas do Trabalho da SPM/PR, Gláucia Fraccaro e a coordenadora Nacional do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho da OIT, Márcia Vasconcelos.
A secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino; do Trabalho, Maria Lucy Silva; da Casa Civil, Jorge Alberto; da Agricultura, José Sobral e da Justiça, Benedito Figueiredo, também deverão compor o dispositivo.
Programação
O período da manhã está reservado para a apresentação das resoluções da 3ª Conferência, por Gláucia Fraccaro. Em seguida ocorrerá um debate. Já no período da tarde acontecerão apresentações dos programas da área de autonomia econômica, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf e Pronaf Mulher); Programa Mão Amiga e Programa ‘Fortalecendo o Artesanato do Agreste’.
Ainda no decorrer da tarde será realizado um debate sobre as possíveis estratégias de atuação do estado de Sergipe na área de autonomia econômica. A coordenação desse trabalho será de responsabilidade das equipes da SPM e da SEPM. O encerramento da oficina está previsto para às 18h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]