[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Esclarecer o papel do Grupo de Trabalho Permanente dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), incentivar a participação do empresariado local e compartilhar as experiências observadas nos Arranjos. Essas são algumas das ações propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que juntamente com o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), realiza em Aracaju, nesta quarta-feira, 23, a ‘Oficina de Orientação aos Núcleos Estaduais’. O evento deverá reunir no auditório Terra Caída, do Centro de Convenções de Sergipe, integrantes do Núcleo Estadual de APLs, representantes do setor privado, das instituições parceiras, dirigentes municipais e interessados em discutir o tema. A oficina será aberta às 8h30min pelo secretário Jorge Santana e se estenderá até a tarde, com várias discussões sobre o tema.

Coordenado em Sergipe pelo Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE), o evento possibilitará aos participantes conhecer a estratégia do Governo Federal, articulada com o Governo do Estado, de fortalecimento dos APLs. Entre os objetivos para este fim está a consolidação dos Núcleos Estaduais de Apoio aos Arranjos, além da construção dos Planos de Desenvolvimento dos APLs definidos como prioritários pelo MDIC. Em Sergipe foram priorizados os APLs da Ovinocaprinocultura, Pecuária do Leite, Cerâmica Vermelha, Apicultura, Fruticultura, Piscicultura, Mandiocultura, Petróleo e Gás, Tecnologia da Informação, além de Confecções e Artesanato de Bordado.

A secretária técnica do Grupo de Trabalho Permanente GTP APL e diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do MDIC, Cândida Cervieri, fará uma palestra sobre o tema, abordando aspectos como a ação do grupo, metodologia de atuação integrada do GTP para a região Nordeste, o Plano de Desenvolvimento Preliminar (PDP), Sistema de Informações de APLs e Agenda de Trabalho da região. Também será apresentada a experiência do NEAPL-SE, pela diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, coordenadora do núcleo em Sergipe, seguida da apresentação de experiências dos APLs prioritários.  

APL

Os Arranjos Produtivos Locais são atividades econômicas tradicionais de determinadas localidades ou terrritórios que têm como características a especialização produtiva e a cooperação. Em Sergipe os trabalhos em torno das atividades de Arranjos Produtivos Locais já vêm sendo realizados desde o mês de maio de 2007, quando foi instalado pelo governo do Estado o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE).

Os APLs em Sergipe são vistos como uma estratégia de política territorial focada nas atividades produtivas de vocação local. O APL-SE tem como objetivos potencializar as atividades típicas dos diversos territórios do Estado, dinamizando o empresariado e as economias locais; aumentar a interação e a cooperação entre produtores e empreendedores; possibilitar a atração de capital; promover a inovação tecnológica;  interiorizar o desenvolvimento e aumentar a geração de emprego e da renda local.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.