[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como tornar a visão de um personagem ainda mais real para o público através da maquiagem? Essa foi uma das perguntas respondidas com a oficina de maquiagem realizada durante toda esta semana no Centro de Criatividade e que reuniu vários artistas das artes cênicas. O curso serviu para que os atores aprendessem um pouco mais sobre a técnica que fascina e passa ainda mais veracidade aos espetáculos.

Ministrada pelo oficineiro Marcelo Andriotti, que faz parte da equipe da Fundação Nacional das Artes (Funarte), o curso foi uma proposta da própria fundação e imediatamente aceita pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizadora da atividade. O tema da oficina surgiu através de uma demanda da classe, que escolheu junto ao Fórum Unificado das Artes Cênicas, qual a oficina que eles mais necessitavam no momento.

A ação faz parte do Seminário de Circo, Dança e Teatro, que acontece no próximo sábado, 22, e que, por sua vez, está inserido no Sergipe em Cena, um macro projeto que vem dinamizando o cenário das artes cênicas em Sergipe através de suas atividades. Segundo Raimundo Venâncio, um dos coordenadores do projeto, a oficina foi muito proveitosa e conseguiu reunir integrantes de diferentes grupos, a fim de disseminar de forma incisiva os conhecimentos para outros artistas do Estado.

“Sem dúvidas essa foi mais uma etapa de sucesso do Sergipe em Cena, que foi deliberada pelo Fórum ainda no encontro ocorrido em Lagarto, em 2009. Ficamos muitos felizes por estar finalizando com tanto êxito essa ação, principalmente por termos tido um facilitador tão bom e com uma metodologia tão inovadora. Os artistas sem dúvida ganharam bastante com o curso”, ressaltou Raimundo.

Para o oficineiro Marcelo Andriotti, a receptividade dos artistas e qualidade dos alunos foi ímpar, uma vez que todos eles estavam interessados e atentos a cada dica. “Muita gente que participou da oficina já tinha uma noção de maquiagem e mesmo quem não sabia, teve tanto interesse que facilitou bastante o andamento das aulas. Isso é muito bacana, pois pudemos trazer propostas avançadas, além do que os próprios alunos trouxeram coisas para somar ainda mais ao curso. Sem dúvida esta oficina irá acrescer bastante as artes cênicas em Sergipe”, destacou.

Boa aceitação

No último dia de oficina o clima já era de despedida, mas também de muito conhecimento adquirido. Entre os artistas que estavam presentes, a satisfação e a prática nas técnicas aprendidas eram visíveis, comprovando o quanto as ações de formação e capacitação realizadas pela Secult são importantes para a área.

A atriz Julia Caianara da Companhia Cigari – Cia. Gentileza de Artes Integradas, por exemplo, estava muito contente com tudo que aprendeu no curso. Para ela, quando o público assiste a um espetáculo, precisa enxergá-lo totalmente com perfeição e a maquiagem é uma parte fundamental disso. “Gostei muito da iniciativa da Secult em estar ofertando esta oficina para nós, afinal, nem todos têm a chance de estar se especializando sempre. Acredito que com um curso deste nível os espetáculos do Estado só tendem a melhorar esteticamente”, observou.

Já a atriz Sueli dos Anjos, do grupo Raízes Nordestinas de Poço Redondo, também aprovou a metodologia do curso e sua iniciativa como todo. “Para nós que somos do interior a oficina tem um sabor ainda mais especial, pois dependemos muito dos profissionais da capital. Quando temos a chance de fazer oficinas como estas, podemos aprender e até multiplicar este conhecimento para outras pessoas não só do nosso grupo, como também de outros”, frisou.

Outra pessoa que fez questão de destacar a importância do curso em sua carreira foi o ator Rogério Alves, do Grupo Teatral Boca de Cena. Para ele que é formado em teatro pela Universidade Federal de Sergipe, a oficina veio a acrescentar ainda mais conhecimento e técnica a detalhes importantes da produção de um personagem. “Um aspecto importante da oficina foi a atenção que o professor deu a questão da maquiagem ‘conversar’ com a iluminação. Sem dúvida o curso veio acrescentar ainda mais no nosso fazer artístico”, finalizou.

Seminário

Complementando a programação acadêmica realizada este mês para as artes cênicas, ocorrerá neste sábado o Seminário de Circo, dança e teatro. O evento ocorre no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, localizado na Rua Laranjeiras, s/n, bairro Getúlio Vargas, ao lado do Complexo Cultural Lourival Batista (CCLB). Na programação constam apresentações de dança, palestras e debates.

Para participar do Seminário, basta se dirigir ao Teatro Lourival Baptista e fazer sua inscrição. Vale lembrar que a participação é exclusiva para agentes e estudantes das artes cênicas. Mais informações pelo telefone (79) 3179-7550.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.