[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As tardes de quarta-feira não são mais as mesmas para a dona de casa Zeza de Souza. “Tenho 56 anos e estava desempregada. Desde que aprendi a fazer essas bonecas e outros utensílios de pano aqui na oficina, tenho uma renda, pois vendo às minhas amigas e outras conhecidas. Além disso, aqui fazemos novas amizades e distraímos a mente”, ressalta.

Entre costuras e bordados, Zeza e outras alunas da oficina de bonecas de pano riem e se distraem enquanto esculpem bonecas, fuxicos e outros adereços feitos com tecidos. A atividade é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Centro de Criatividade, e a cada dia atrai mais adeptas.

Segundo o diretor do Centro de Criatividade, Isaac Galvão, a oficina é uma alternativa para ocupar as dependências do espaço e servir à comunidade, criando novas atividades artísticas para as pessoas interessadas em aprender algum ramo cultural.

“A facilitadora da oficina, Giselda Gonçalves, nos provocou para realizarmos alguma atividade do gênero, e prontamente atendemos, uma vez que tínhamos o material necessário para começar a oficina. Estamos muito satisfeitos, pois podemos ver que hoje muitas delas já têm grande prática e até vendem as peças produzidas aqui”, explica.

Cultura popular em forma de bonecos

Isaac comenta ainda outro objetivo da oficina: fazer com que as participantes insiram a produção também na área de bonecos culturais. “Agora que muitas delas já têm uma boa prática, estamos incentivando-as a produzir bonecos que retratem nossa cultura popular, como os brincantes das taieiras, o reisado, entre outros”, completa.

Para a facilitadora da oficina, Giselda Gonçalves, o curso é uma forma de disseminar a arte que ela tanto aprecia em um espaço que ela coordenou por muitos anos. “Soube da necessidade da oficina e me dispus a ministrá-la voluntariamente. Iniciamos a primeira oficina e o sucesso foi imediato. Foi então que pensamos na criação do ateliê permanente. Sem dúvida a oficina, acima de tudo, cria uma nova perspectiva de renda para essas mulheres, inserindo-as no mercado de trabalho, e isso é muito positivo”, afirma.

Diversão e renda

Agulhas, tecidos, cordões de lã e cola são alguns dos materiais utilizados pelas mulheres que confeccionam com tanto carinho as bonecas. Para elas, a oficina é uma oportunidade ímpar de ocupar o tempo, aliando a uma renda extra.

Este é o caso de Maria das Graças, que há dois meses está na oficina. Ela, que é artesã profissional, procurou uma oficina para conhecer novas técnicas e gerar uma nova renda. “Estou gostando bastante da oficina, pois estou vendo novas técnicas e buscando formas de expor não só os trabalhos produzidos aqui, mas também outros que faço”, aponta.

Se você quer mais informações sobre essa ou outra oficina ministrada no Centro de Criatividade, entre em contato com a unidade através do telefone (79) 3179-1916.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.