[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Proporcionar o conhecimento prático com vistas a motivar produtores rurais a adotarem meios alternativos de alimentação de forragem, esse foi o propósito da oficina sobre produção e conservação de forragens com a gliricídia para alimentação animal, realizada no Povoado Rancho, município de Pacatuba, na última semana de novembro. O evento foi promovido pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), através de seu escritório local de Neópolis, em parceria com a Embrapa e a Secretaria Municipal de Agricultura de Pacatuba.

Rica em proteínas, a gliricídia é uma importante leguminosa que apresenta várias utilidades como: forragens na alimentação animal (folhas secas, feno e silagem), adubo verde, cerca viva (também chamado de mourão), é excelente na recuperação de solos e serve lenha para gerar calor. Por suas várias utilidades, a programação da oficina abordou as diversas formas de manejo da gliricídia, começando com palestras que abordaram sobre a produção de forragens, orientações no tocante ao corte e processamento da gliricídia para a fenação, além de uma visita técnica à unidade de produção de sementes de gliricídia, palma e mandioca.

Na ocasião, o técnico agrícola do escritório local da Emdagro em Neópolis, Guilhermando Rocha enfatizou que a participação da assistência técnica da empresa na organização do grupo de interesse segue um planejamento estratégico que vai desde a produção dos campos de mandioca, gliricídia e palma até a organização e gestão do negócio agropecuário. Já o Chefe do escritório regional, Paulo Roberto Barbosa, destacou que um conhecimento como o que foi compartilhado na oficina não deve ficar somente entre aqueles que participaram. “A multiplicação do conhecimento proporciona aos agricultores familiares a libertação e a busca de novas alternativas de renda para o empreendimento rural”, disse Paulo.

O agricultor familiar Manoel da Paixão Santos comentou sobre a importância do evento e disse já ter iniciado o trabalho em sua propriedade. “É muito importante aprendermos sobre essas técnicas. Eu mesmo já fiz o plantio de 300 mudas de gliricídia, porém, só estava aguardando o momento para aprender a fazer a ração sobre a forma de feno, e isso eu acabei de aprender”, destacou o agricultor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.