Oferta de água será ampliada para 38 mil habitantes do Médio Sertão
O Governo de Sergipe, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), neste segundo semestre, dará início à ampliação do Sistema Integrado da Adutora Sertaneja. A medida tem como objetivo minimizar os efeitos da estiagem no semiárido sergipano, beneficiando cerca de 38.440 habitantes da região. Serão mais de R$ 13,2 milhões investidos pelo Governo do Estado, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), através do PAC Prevenção Seca. Os investimentos contemplam a ampliação e a segurança da oferta de água até o ano de 2035.
A ampliação do Sistema Integrado Sertaneja no trecho Mata Grande, localizado no município de Itabi, beneficiará diretamente os municípios de Aquidabã, Itabi, seus respectivos povoados e pontos adjacentes com maior produção de água tratada. Os municípios alvos deste projeto estão inseridos em uma área que apresenta como característica fundamental a reduzida alternativa de fonte de suprimento de água, não apenas pelo quantitativo, como também pela qualidade das fontes. Este cenário é ainda mais agravante no período de estiagem.
Diante dessa situação, a Deso adotou como alternativa a utilização das águas do São Francisco para suprir a demanda. Para realização da obra, será implantada uma extensão de 21,43 km, em tubos de ferro fundido com diâmetro de 250 mm, que permitirá beneficiar até o ano de 2035 toda a população atendida pelo sistema. As licitações para a obra foram iniciadas no dia 05 de junho, para a escolha das empresas construtoras. Também já começou o processo licitatório para aquisição dos tubos.
Além da ampliação do Sistema Integrado Sertaneja operado pela Deso, o Governo do Estado garantiu recursos para duplicação de adutoras do Sistema Integrado do Alto Sertão e do Sistema Integrado de Umbaúba. Os investimentos do PAC Prevenção Seca totalizam R$ 156 milhões. É desta forma que o Estado, junto a Deso, pretende amenizar os efeitos da estiagem que há décadas atinge famílias sergipanas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Oferta de água será ampliada para 38 mil habitantes do Médio Sertão – Foto: Ascom/Deso