Observatório de Sergipe realiza reuniões para o planejamento das ações em 2012
Organizar dados e sistematizar informações geográficas, cartográficas, e socioeconômicas sobre Sergipe, realizar estudos e pesquisas que subsidiem o desenvolvimento de políticas públicas nas diversas temáticas é uma das principais missões do Observatório de Sergipe, sediado na Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) da Seplag.
Visando aprimorar os processos e fortalecer as ações de planejamento e gestão governamentais em Sergipe, a Supes iniciou, nas primeiras semanas de janeiro, a partir do relatório de gestão 2011, os preparativos para a construção do planejamento das ações que serão realizadas em 2012 pela superintendência.
As reuniões de planejamento iniciaram esta semana e contou com a participação de técnicos das áreas de Economia, Estatística e Geografia e Cartografia que compõem as três áreas temáticas do Observatório de Sergipe.
O objetivo geral é discutir o papel da Supes diante do novo momento que o Governo de Sergipe está vivendo no que se refere ao modelo de gestão, que tem como diretrizes a modernização tecnológica, a integração interinstitucional (Secretarias e Órgãos da Administração Pública Estadual) ante a transversalidade das políticas públicas, a fundação científica para tomada de decisões, transparência pública e participação popular.
“Na primeira reunião, realizada no último dia 24, com a equipe técnica, discutimos estratégias para a consolidação do Observatório de Sergipe, o aprimoramento do método com a incorporação de novos produtos e serviços que culminam no desenvolvimento de um Sistema Estadual de Informações, um ambiente de comunicação entre as Secretarias e com a sociedade para intercâmbio de dados e informações de interesse público e de valor estratégico para o aprimoramento da gestão estadual”, afirmou Edson Bastos, diretor geral de Geografia e Cartografia da Supes.
Além dos estudos, artigos e notas técnicas, mapas e cartogramas, neste ciclo de 2012, o Observatório de Sergipe investirá mais na disseminação direta de dados, com recursos de Sistemas de Informações Geoestatísticas no portal (www.observatorio.se.gov.br), bem como a elaboração de produtos com informações detalhadas para os municípios, tanto para auxiliar os gestores municipais como para permitir que a sociedade conheça seu próprio estado. O ciclo de reuniões está sendo realizado neste bimestre e deve se concluído até o final de fevereiro.
“Todo esse esforço tem o propósito de consolidar o portal do Observatório de Sergipe como um ambiente de cidadania pelo acesso à informação e representa um compromisso da Seplag no fortalecimento da rede estadual de planejamento.”, explica Marcel Dantas de Quintela, diretor geral de Estatística da Supes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Observatório de Sergipe realiza reuniões para o planejamento das ações em 2012 – Fotos: Ascom/Seplag