Observatório de Sergipe fornece banco de dados geográficos para Codevasf
O Governo de Sergipe, por meio de sua rede de monitoramento e acompanhamentos das políticas públicas do Estado denominada Observatório de Sergipe, passa a fornecer sua Base Cartográfica de Sergipe, além de outras informações geográficas, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na tarde desta quinta-feira, 5, foi assinado o termo de cooperação que celebra esta parceria.
Durante a reunião de assinatura, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Passos, se descreveu orgulhoso por um trabalho tão importante do Governo de Sergipe estar sendo prestigiado por instituições consagradas, como a Codevasf. “O trabalho da criação desta base cartográfica demandou uma grande dedicação por parte de nossa equipe técnica durante dois anos. Hoje, diversas instituições do próprio Governo de Sergipe, de Prefeituras Municipais, do Governo Federal, além de instituições de ensino, fazem uso deste material como base para diversos trabalhos e como auxílio a monitoramento e criação de políticas públicas”, comemora.
Por sua vez, a Codevasf atua em 28 municípios de Sergipe localizados na Bacia do São Francisco e vem desenvolvendo um banco de dados georreferenciado das obras que estão sendo executadas pela empresa. “Além do georreferenciamento e cadastro de nossas atuais ações, as quais atingem cerca de três mil locais, entre cisternas, barreiros, sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e arranjos produtivos, estamos realizando internamente um levantamento do acervo cartográfico histórico e de estudos estratégicos que poderão ser compartilhados entre as Instituições. E essa parceria tende a fortalecer a ações e o bom uso dos investimentos públicos, evitando sobreposição de investimentos nesse segmento”, explicou o superintendente Regional da Codevasf, Paulo Viana.
Base Cartográfica do Observatório de Sergipe
A Base Cartográfica consiste no mapeamento topográfico digital completo de 13 municípios litorâneos e de mais 62 sedes municipais. Apresenta fotografias aéreas coloridas na escala de 1:25.000 em áreas rurais e 1:8.000 nas sedes municipais; e respectivas ortofotocartas digitais coloridas nas escalas de 1:10.000 e 1:2.000. Os dados geoespaciais foram produzidos no sistema de referência UTM, datum horizontal SAD-69, e são de amplo acesso pelos órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil, através de acordo de cooperação técnica.
Até o momento a Base Cartográfica das sedes municipais elaborada em 2010 já foi disponibilizada pela Seplag para pelo menos 50 instituições de Sergipe e do Brasil. São na maioria prefeituras municipais, secretarias e órgãos do governo do estado e órgãos federais como Ibama, PRF, Funasa, SPU, dentre outros. Além disso, a Base cartográfica é frequentemente solicitada por professores, estudantes e demais pesquisadores das instituições de ensino superior de Sergipe e do Nordeste.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Observatório de Sergipe fornece banco de dados geográficos para Codevasf – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag