Obras no Complexo Cultural Gonzagão seguem a todo vapor
A revitalização de um dos mais tradicionais espaços culturais de Aracaju, o Complexo Cultural Gonzagão, tem sido priorizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A obra, iniciada em março de 2013, está orçada em R$ 400 mil, aproximadamente, com recursos provenientes de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura (MinC).
Esta é uma iniciativa integrada ao Plano de Recuperação das Unidades Culturais, desenvolvido pelo Governo do Estado. De acordo com a diretora do Núcleo de Obras e Patrimônio da Secult (NOP), Tatiana Costa, o mês de outubro já será destinado à realização das obras de acabamento do Complexo Cultural.
“A pintura da estrutura metálica, a recuperação da pavimentação, a recuperação dos portões, a limpeza das pedras da fachada, bem como a troca de toda a louça sanitária e dos lavatórios fazem parte das ações de acabamento. Além disso, pretendemos dinamizar a pintura dos painéis assinados pelo renomado artista plástico Eurico Luiz, toda a estrutura de combate a incêndios, de cobertura e de acessibilidade”, detalha Tatiana Costa.
Celeridade
A celeridade dos trabalhos está diretamente ligada ao desempenho de 17 profissionais que atuam incessantemente na restauração de todo o espaço cultural, o que também prevê a recuperação da Casa de Forró, do Espaço Cultural Gonzaguinha, dos quiosques e da bilheteria. Segundo o mestre de obras José Manoel de Oliveira, todos os serviços de esquadria, alvenaria, reboco e instalação de pisos internos já estão, praticamente, concluídos.
“Encontra-se em andamento as obras de revitalização da rede elétrica, das instalações prediais, da drenagem e dos muros. Portanto, garantimos que os forrozeiros que utilizam o Gonzagão para se divertir durante o ciclo junino, poderão dispor do espaço nesse período do próximo ano e testificar a qualidade dos serviços aqui realizados”, assegura o mestre de obras.
A revitalização do Complexo Cultural Gonzagão está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma política cultural que valoriza o patrimônio público, os agentes culturais e os sergipanos, principais beneficiados com as iniciativas. Com a restauração do espaço, toda a comunidade da zona sul de Aracaju, em especial, os moradores do Conjunto Augusto Franco, onde está localizado o Gonzagão, poderá dispor de mais conforto e ter a convicção de que o tradicional estabelecimento cultural é um valioso patrimônio popular.
Complexo Cultural Gonzagão
Inaugurado em 1990, o Complexo Cultural – Casa de Forró e Barracão Cultural – recebeu o nome de ‘O Gonzagão’ em homenagem ao consagrado nordestino, cantor e compositor da música brasileira, Luiz Gonzaga.
Em pouco tempo, o local tornou-se propício à realização de festas com a participação de artistas sergipanos e nacionais, cursos, apresentações e demonstrações de dança, folclore, festejos populares, bem como para o desenvolvimento de atividades de arte-educação e reuniões de interesse da comunidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Obras no Complexo Cultural Gonzagão seguem a todo vapor – Fotos: Fabiana Costa/Secult