[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As obras de drenagem pluvial da Orlinha do bairro Industrial e o levantamento topográfico para a fixação dos pontilhões que sustentarão a ponte já estão quase concluídos. Tudo dentro do cronograma da obra. Este é o primeiro passo para a grande transformação urbana que será realizada na área que futuramente será apontada como um dos principais pontos turísticos de Aracaju.
Segundo o engenheiro da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização – e responsável pela fiscalização da obra, Adroaldo Campos, os serviços de drenagem pluvial nas ruas perpendiculares asseguram o escoamento das águas da chuva para o rio Sergipe.
Neste serviço, estão sendo utilizadas manilhas com 60 centímetros de diâmetro que recebem ainda um envelopamento em concreto para reforçá-las, visando oferecer mais segurança, já que máquinas e equipamentos pesados vão trafegar constantemente no local.
Já nas imediações do terminal de ônibus Manoel Aguiar Menezes, a empresa vencedora da licitação já instalou um bate-estaca e está finalizando os estudos de topografia para a instalação da estrutura da ponte que ligará a avenida Otoniel Dória (que passa em frente ao mercado Albano Franco) com a avenida General Calazans, no bairro Industrial. De acordo com o engenheiro Gustavo Góes, nos próximos dez dias será montada uma ponte provisória. ‘Somente depois disso vamos colocar a base de concreto”, complementa.

INCENTIVO
Além de revitalizar a paisagem, impulsionando o turismo do município, a revitalização da Orlinha também beneficiará os pescadores da localidade. Um dos pontos mais importantes do projeto prevê a criação de pólos de desenvolvimento para geração de emprego e renda dos pescadores, como o incentivo à construção de pequenas embarcações.
Serão também disponibilizados aos pescadores 16 boxes para confecção e comercialização de redes e produtos de pesca, além de treinamento profissionalizante, que será dado pela prefeitura.
O projeto prevê ainda a construção de um píer onde os pescadores poderão exercer sua atividade, como por exemplo, o tratamento do pescado. Todos eles já foram cadastrados pela Prefeitura de Aracaju, tendo em vista o período em que as obras atingirão o final da Orlinha (local de maior concentração de pescadores) e os mesmos serão remanejados para outra área, evitando que seu trabalho seja afetado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.