Obras do novo pronto-socorro do Huse caminham para fase de conclusão
As obras que atualmente movimentam o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) seguem em ritmo acelerado para a concretização de um dos mais significativos investimentos já recebidos pela unidade, desde a sua inauguração, há mais de 20 anos. Trata-se da construção do novo pronto-socorro (PS) adulto, na qual o Governo de Sergipe vem aplicando cerca de R$ 17 milhões.
Um total de 200 operários trabalha nas obras de segunda a sábado. Nos últimos dois meses, a equipe aumentou em 25% para dar mais agilidade ao trabalho. De acordo com Jarbas Dutra, gerente de Projetos de Arquitetura Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 80% da nova área já estão prontos. “Trabalhamos com o objetivo de finalizar a primeira etapa das obras ainda este mês”, disse o arquiteto.
Essa primeira parte corresponde às áreas vermelha, amarela, verde e azul do pronto-socorro, nas quais os pacientes são atendidos conforme a gravidade do caso. Essas áreas vão continuar agilizando o fluxo do PS, só que, além de ganharem espaços mais amplos, vão priorizar a mobilidade do profissional de saúde, com portas restritas para servidores e rotas conjugadas com o centro cirúrgico.
No novo pronto-socorro, serão ao todo 120 leitos. Desses, 60 correspondem a leitos monitorados, ou seja, com equipamentos como ventiladores mecânicos (respiradores) e monitores multiparamétricos, que permitem acompanhar com precisão o quadro evolutivo do paciente.
As novas instalações também vão comportar as unidades de terapia intensiva (UTI) e semi-intensiva, que hoje dispõem de 17 e nove leitos, respectivamente. “Grande parte da reforma do PS está concluída. Nossas equipes estão trabalhando agora nos acabamentos de cada ala”, afirmou Cenival Caetano, mestre de obra, acrescentando que o sistema de ar-condicionado e de incêndio está praticamente pronto.
A UTI e a unidade semi-intensiva integram a segunda etapa da obra, que já está em andamento e deve ser entregue no segundo semestre. Todo esse investimento faz parte da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS implantada pelo Governo de Sergipe em 2007, com a previsão de recuperar a infraestrutura de toda a rede hospitalar do Estado, dentre outros investimentos nas demais redes assistenciais que compõem a saúde pública.
Expectativa
Atualmente, o Hospital de Urgência de Sergipe atende uma média de 15 mil pessoas por mês. Com a entrega do novo PS, a capacidade de atendimento aos pacientes em situação de urgência e emergência será otimizada, dando também melhores condições de trabalho aos mais de três mil funcionários que integram o quadro de pessoal da unidade.
“Com mais vagas e equipamentos de ponta, o doente grave terá atenção mais ágil e qualificada ao precisar do serviço do maior hospital do Estado”, ressalta o superintendente do Huse, Francisco Claro. A declaração é reforçada por Antonio Carlos Guimarães, presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), instituição da administração pública indireta que hoje gerencia a unidade.
Segundo ele, o pronto-socorro é apenas um dos pilares da melhoria do Huse. “Foram feitos grandes investimentos em equipamentos e em pessoal. A mudança mais importante, no entanto, virá quando tivermos toda a rede hospitalar em pleno funcionamento. Huse, hospitais do interior, clínicas de saúde da família, UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] em parceria e compreendendo seu papel no SUS de Sergipe”, concluiu.
- Obras do novo prontosocorro do Huse caminham para fase de conclusão – Fotos: Arnon Gonçalves/SES