[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As obras do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, localizado no município de Neópolis, estão em fase de finalização. É o que garante o engenheiro do Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe (Dehop) Sérgio Gentil, que esteve na última segunda-feira, 14, fiscalizando o trabalho da empreiteira. "Mais de 90% da obra está concluída. Faltam alguns detalhes e agora a Dehop irá acompanhar, diariamente, todo o serviço", disse o engenheiro.

A unidade de ensino terá quatro salas de aulas, além de laboratórios de agroindústria, irrigação, mecanização agrícola, físico-química, sementes, solos, topografia, informática, marcenaria, olivicultura, piscicultura e silvicultura, além de auditório e biblioteca. O valor total do investimento é de R$ 2.086.522,85, segundo o Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas. "Faltam algumas grades, polir o piso, colocar a grama em todo o ambiente interno e externo e construir a caixa d’água", informou o engenheiro Sérgio Gentil.

Segundo o engenheiro, o início da construção da caixa d’água precisou de um pouco mais de tempo por conta do nível do lençol freático na região. "Geralmente são colocadas estacas até 1,5 metro abaixo do solo. No entanto, devido ao lençol freático a perfuração teve que aumentar para 14 metros. Só assim será possível estabilizar a construção da caixa que terá 16 metros de altura", explicou Sérgio.

Cursos

O primeiro curso que será oferecido no Centro de Educação Profissional de Neópolis será o de Agroindústria. "É um curso voltado para a cultura irrigada, já que a região tem grande potencial devido ao platô", falou a diretora do Serviço de Educação Profissional (Sepro) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Ritanael Alcântara Souza. Serão abertas inicialmente 60 vagas para o curso de Agroindústria.

Outros cursos que poderão ser oferecidos são os de Fruticultura, Horticultura, Irrigação e Drenagem, Sementes e Mudas, Defensores Agrícolas, Alimentação Alternativa, Conservação de Alimentos, Informática Básica, Gestão e Trabalho em Cooperativa de Produção e Serviços e Organização de Produção Artesanal.

Material adquirido

"A Secretaria da Educação já está recebendo todo o material imobiliário que será utilizado no Centro. Aproximadamente, 95% do material já foram adquiridos e os fornecedores já começaram a entregar todos os equipamentos", disse Ritanael de Alcântara. Entre os materiais está um trator com 65 cv de potência, equipado com um reboque com capacidade para três toneladas. "Estamos recebendo também duas vans e um caminhão que serão utilizados pelos alunos e professores do Centro", acrescentou.

De acordo com a diretora do Serviço de Educação Profissional, os materiais dos laboratórios também já foram adquiridos. "Estamos recebendo, gradativamente, todos os equipamentos para a aula prática, como estufas, microscópios e computadores", informou Ritanael.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.