Obras de construção da delegacia do Santa Maria estão adiantadas
Mais de 40% dos serviços de edificação da Delegacia Cidadã do bairro Santa Maria já foram concluídos. De acordo com o engenheiro fiscal responsável pela obra, José Dílson Andrade, a estrutura física, que é de 1.487,22 metros quadrados, está em fase de construção da alvenaria e o prazo para término dos trabalhos não ultrapassa três meses.
"Já foram feitos serviços de terraplanagem e toda a base de sustentação. Em termos percentuais, a obra já está adiantada, inclusive já foram pagos 80% do valor total do contrato, que é de R$ 422.400", explicou o engenheiro.
O objetivo é que o local funcione como um Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), para viabilizar ações conjuntas entre as Polícias Civil e Militar na prevenção de criminalidade. O compartilhamento de informações entre as instituições permitirá reduzir o tempo necessário entre a denúncia e a conclusão das investigações, além de ordenar estrategicamente o policiamento ostensivo na área.
A nova unidade policial, localizada ao lado do Colégio Vitória de Santa Maria, é uma iniciativa do Governo do Sergipe que pretende modernizar o conceito de unidade policial, ao criar um espaço aberto de interação entre os profissionais da Segurança Pública e a comunidade. A idéia é atuar diretamente na restrição à incidência da criminalidade, que provoca graves danos sociais à população.
Além de aprimorar as relações de confiança entre a polícia e a sociedade, a inauguração da delegacia possibilitará, a médio e longo prazo, melhorar a qualidade de vida dos moradores do Santa Maria, que aos poucos já vêm percebendo importantes mudanças geradas com a atuação intensiva das blitze conjuntas promovidas desde o primeiro semestre deste ano pela Polícia Civil e Polícia Militar na localidade. O número de mortes resultantes de homicídio, por exemplo, reduziu em 53,57% naquele bairro. Enquanto de janeiro a novembro de 2007 foram registrados 13 crimes dessa natureza, no mesmo período do ano passado o índice chegou a 28.
Ordem de serviço
A ordem de serviço para a construção da Delegacia Cidadã no bairro Santa Maria foi assinada no fim do mês de agosto pelo governador Marcelo Déda e pelos secretários da Segurança Pública, Kércio Pinto, e da Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento. O Ciosp contará com recepção, duas salas para delegados, cartório, sala de audiência, custódia, salas de passagem, alojamentos e outras dependências necessárias para o plantão de 24 horas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Obras de construção da delegacia do Santa Maria estão adiantadas – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP