Obras da Sede de Unidade de Conservação em Capela seguem em andamento
A construção da Sede Administrativa do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, uma Unidade de Conservação (UC) localizada no município de Capela, está em andamento. A sede proporcionará o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos na UC, coordenados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBF/Semarh). A expectativa é de que até o início de 2010 os trabalhos estejam concluídos.
A construção da sede foi orçada em R$ 614.567, com recursos oriundos do tesouro do Estado. Nela, haverá um centro de vivência, escritórios e alojamento para pesquisadores. A estrutura possibilitará o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e estará aberta a visitantes. Além disso, é na sede onde serão realizadas as reuniões do Conselho Gestor da UC, escolhido por votação em maio deste ano.
O local escolhido para a edificação do espaço de quase 391 metros quadrados foi cuidadosamente analisado pelos técnicos ambientais da Semarh para se evitar impactos à biodiversidade da região.
De acordo com o coordenador do Refúgio, João Pedro Souza, a sede é importante porque proporcionará de fato a implantação da Unidade de Conservação, criada em 2007. O local permitirá também que o gestor da UC acompanhe de perto os trabalhos e pesquisas sobre a Mata do Junco.
Plano de manejo
Após a realização de reuniões de planejamento, reconhecimento do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco e de oficinas com o Conselho Gestor, a consultoria contratada para a elaboração do Plano de Manejo da UC retornará a Capela, em breve, para a chamada Avaliação Ecológica Rápida (ERA). Na ocasião, uma equipe multidisciplinar fará o levantamento dos meios físico, biológico, bem como da socioeconomia na região do entorno da unidade.
Segundo João Pedro Souza, o Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que devem regular o uso da UC e a gerência dos recursos naturais, incluindo a implantação da infraestrutura necessária a sua gestão.
Mata do Junco
O Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco é um dos maiores remanescentes da mata atlântica em Sergipe. A área tem 894.76 hectares. Na mata é possível encontrar uma das espécies primatas mais ameaçadas de extinção no Brasil – o macaco guigó. A espécie só existe em Sergipe e no norte da Bahia. Além disso, o local concentra 14 nascentes como as que formam o riacho Lagartixo, principal fonte de abastecimento da população de Capela.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]