[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), prevista para ser inaugurada em julho, está com a construção bem adiantada. Iniciada em janeiro, a obra conta hoje com 17 operários e mais três administradores. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, o empreendimento faz parte do projeto de revitalização do Parque da Sementeira, em uma tentativa de fortalecer a vocação turística da capital.

Segundo o engenheiro responsável, Bruno de Souza Cardoso, já está concluída a fundação com os alicerces e teve início a parte de alvenaria no bloco que compreende a área sanitária, de serviço e copa. “Os pilares estão 50% prontos, assim como as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias embaixo do piso”, explica.

Cardoso acrescenta que no próximo mês irá levantar a alvenaria em outros blocos, além de passar uma camada de impermeabilização e terminar todo o trabalho de aterro. “A Prefeitura definiu que seria uma obra alta, para ficar vistosa, por isso o aterro. Já o acabamento vai ser rápido, porque a fase inicial de fundação é que é mais demorada, até porque começamos com o bloco que tem mais paredes”, afirmou.

A construção, que está sendo executada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), através do serviço terceirizado de uma construtora, está orçada em R$ 495.625,45. Por ser uma obra diferente, em formato de circunferência, a idéia é que a Casa chame a atenção de aracajuanos e turistas.

Casa de Ciência

O projeto da Casa da Ciência prevê 558 metros quadrados de área construída, contando com quatro salas de aula multimídia, um salão de exposições de 131 metros quadrados e um bloco sanitário. Mas a grande novidade fica por conta de um planetário de última geração, equipado com sistema de som e projeção, um observatório planejado para receber visitas programadas, uma área de exposições com acervos permanente e temático, uma experimentoteca que disponibilizará o empréstimo de material gratuitamente e um museu de história natural.

Além de democratizar o acesso e divulgar a ciência e tecnologia no Brasil, a CCTECA vai preservar o acervo científico da cidade, favorecer a educação interativa de jovens nesta área, com o objetivo de dotar a capital sergipana de um importante instrumento de difusão científico-tecnológica. A construção é viabilizada por uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Prefeitura de Aracaju por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação Phoenix.

A CCTECA vai abrigar um planetário com projeções do Universo, Via Láctea e do Sistema Solar. Fenômenos astrofísicos também serão reproduzidos. Uma área de exposições temporárias como feiras de ciências, e outra para exposições permanentes na área de paleontologia, Física e Biologia, loja de souvenires, cantina, oficinas e uma trilha externa com ícones da ciência e tecnologia vão compor o espaço, que terá ainda um observatório astronômico. Os alunos da rede pública de ensino que fizerem visitas programadas pelas escolas ao espaço não pagarão ingresso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.