[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está substituindo 1.200 metros da adutora que interliga o município de Lagarto e Riachão do Dantas, proporcionando um incremento de 50% na oferta atual de água tratada para os povoados Tanque Novo, Barro Preto e a própria sede de Riachão do Dantas. A cidade é atualmente abastecida pelo sistema Piauitinga, através de uma derivação a partir de Lagarto. Porém, são constantes os problemas de desabastecimento devido aos vazamentos na adutora.

Segundo o diretor-técnico da Deso, o engenheiro Juarez Carvalho Filho, a substituição da tubulação vai permitir a operacionalização da estação elevatória intermediária, possibilitando aumentar a pressão da água na rede. "A tubulação de ferro fundido era antiga e apresentava rompimentos constantes, por não suportar a pressão do bombeamento da água, em virtude da corrosão do material. Com a substituição, a bomba vai poder operar em condições de ampliar a oferta de água na região, além de reduzir as ocorrências de rompimento", explicou Filho, acrescentando que dos 1.200 metros de tubulação a ser trocada, cerca de 400 metros já estão concluídos.

Um dos locais mais beneficiados com a obra será o povoado Tanque Novo, que possui atualmente grandes dificuldades no abastecimento por estar no lado extremo do sistema adutor. Nesta localidade, serão aproximadamente três mil pessoas que contarão com a regularidade no abastecimento de água.

"Seguramente, o povoado Tanque Novo será o maior beneficiado, pois se encontra numa situação geográfica posterior à sede do município e, por lógica, na ponta do ramal de distribuição. Com a conclusão da obra, a Deso terá condição de melhorar o abastecimento na localidade", afirmou Juarez.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.