Números mostram satisfação dos aracajuanos na assistência à saúde da família
Os números mostram que a qualidade do serviço tem gerado satisfação. De janeiro a março deste ano, a Ouvidoria da SMS registrou apenas 328 reclamações dirigidas à rede de atenção à saúde da família, frente aos 219 mil atendimentos realizados no mesmo período.
Em pouco mais de cinco anos de atuação, a Prefeitura de Aracaju recuperou, ampliou e modernizou toda rede de atenção básica do município. Em 2001 apenas 31% da população era assistida pelas equipes do Programa Saúde da Família (ESF). Hoje, a Saúde Municipal conta com 44 USF e uma cobertura de quase 90% de toda demanda.
Além disso, as unidades passaram a oferecer um serviço ainda mais humanizado e abrangente. Atualmente, todas as USF contam com os critérios estabelecidos pela Coordenação de Logística da SMS no que se refere à padronização e ambientação das unidades de saúde que compõe o projeto “Saúde Todo Dia”. Cada USF constando de sala de espera ampla, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, sala de vacina, sala de observação equipada para situações de urgência, sala de coleta, sala de nebulização (aerosol), ala de procedimentos e de atendimento individual, espaço para reunião e sistema de esterilização de acordo com as normas da vigilância sanitária.
Com estas mudanças na estrutura física, a SMS melhorou de forma significativa também as condições de trabalho dos profissionais, além de dispor de um maior conforto ao usuário. Hoje, Aracaju desponta como referência nacional no programa Humaniza SUS, do Ministério da Saúde. As equipes de Saúde da Família que integram o “Saúde Todo Dia” – além de serem compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de Saúde – têm um diferencial em relação aos demais municípios do país, pois assistentes sociais e pediatras também integram os PSFs.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Números mostram satisfação dos aracajuanos na assistência à saúde da família – Fotos: Ascom/SMS