Número de exames complementares realizados pelo HRL cresceu quase 18%
O número de exames complementares realizados em outubro pelo Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), localizado em Lagarto, na região Centro-Sul do Estado, cresceu quase 18% em comparação a setembro. Segundo os relatórios de produção da unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), no mês passado, o HRL realizou 16.018 exames, entre laboratoriais clínicos, radiológicos, ultrassonografias e eletrocardiogramas (ECG).
Somente os laboratoriais (13.565) registraram um aumento de 17,7% no mesmo período. De janeiro a outubro, o total de exames complementares realizados no HRL já chega a 114.254, dos quais 98 mil são laboratoriais. Além dos clínicos, também os exames radiológicos (2.063) registraram em outubro, em comparação a setembro deste ano, um aumento na mesma proporção, ou seja, de 17,2%. Entre janeiro e outubro de 2013, o total desses exames já chega a 14.838.
De acordo com o superintendente do HRL, enfermeiro Oldegar Alves Júnior, este aumento está diretamente associado à facilidade de acesso e à rapidez na realização dos exames pelo hospital. “Este crescimento decorre principalmente do número de pacientes de baixa complexidade, ou seja, da Atenção Primária e que ainda se constitui na maioria dos casos atendidos no hospital. Além do acesso, o exame também é rápido no HRL, onde o paciente sabe que o resultado sai no prazo máximo de 12h”, explicou.
Foi essa mesma facilidade no acesso que levou a agente de saúde de Lagarto, Suely Jesus de Carvalho, de 29 anos, a buscar atendimento no HRL nesta sexta-feira, 8, para a sua filha E.J.C, de 14, que apresentava quadro de vômito e dores abdominais e recebia medicação na Sala de Reidratação do hospital. “Fiquei com medo dessa menina piorar. No sábado não tem mesmo médico nos postos. Por isso a trouxe logo ao hospital”, justificou. “Além disso, durante a semana, há dificuldade de marcar fichas nos postos de saúde e a demora é grande”, acrescentou Suely, enquanto alimentava a filha e aguardava o resultado do hemograma e outros exames laboratoriais prescritos pelo médico plantonista.
Laboratório 24h
Responsável pela realização de quase 112 mil exames somente no ano passado, o laboratório de análises do HRL, por exemplo, é uma espécie de ‘coração’ do hospital regional. A unidade funciona 24h por dia e realiza 53 tipos de exames, nas áreas de bioquímica, imunologia, hematologia, imunohematologia, bacteriologia, uroanálise e hormônios, entre outras. A eficiência do serviço garante rapidez na emissão dos resultados, agilizando assim o tratamento dos pacientes atendidos na unidade. Em média, os resultados saem em até 2 horas, a depender da complexidade e do número de exames solicitados por paciente. Quando se trata de um exame simples, por paciente, como um hemograma completo, o resultado é liberado em até 1 hora, mas quando é de emergência, em menos de 20 minutos.
Somente agora em outubro, 1.725 pacientes foram atendidos no laboratório e destes 1.440 se submeteram a hemograma completo. Dos 13.565 exames laboratoriais realizados no mês passado, 9.224 foram da área bioquímica, tendo como carro-chefe o hemograma. Outros dois exames mais solicitados são os de creatinina e ureia. Também em outubro, para 923 usuários ali atendidos foram ofertados exames de creatinina, 943 de ureia (que serve para avaliar a função renal) e outros 671 de glicemia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Número de exames complementares realizados pelo HRL cresceu quase 18% – Foto: Ascom/SES