Número de aprovações de alunos do Estado em vestibulares dobrou
Mais de 2,2 mil aprovações nos concursos vestibulares 2009. Este é o resultado conquistado pelos alunos da rede estadual de ensino. O número é praticamente o dobro da quantidade de aprovados em 2008, quando 1.134 estudantes conquistaram o direito de estudar numa universidade. Dos aprovados este ano, 1.179 passaram no vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nas modalidades presencial e à distância (Universidade Aberta do Brasil/UAB), e 1.063 em outras instituições de ensino superior.
O aluno do Colégio Estadual Murilo Braga, de Itabaiana, Edivaldo Nascimento de Carvalho, obteve o primeiro lugar geral na UFS, dentre os estudantes da rede. Com 12.665,65 pontos, ele foi aprovado para o curso de Engenharia Civil. Niris Stefany Barbosa dos Santos, aluna do Pólo do Pré-universitário sediado no Colégio Estadual Abelardo Romero, em Lagarto, ficou em segundo lugar. Ela alcançou 12.368 pontos e foi aprovada em Fisioterapia (Bacharelado). Na 3ª colocação vem a aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Fernanda Roing, aprovada para o curso de Engenharia Elétrica – Habilitação em Eletrônica com 12.130 pontos.
Ações
Para garantir o aumento do número de aprovados em concursos vestibulares, o Governo de Sergipe promoveu uma série de ações. Uma delas garantiu a isenção da taxa de inscrição do vestibular da UFS para 2,6 mil alunos do curso Pré-universitário gratuito da SEED. Foram investidos recursos na ordem de R$ 130 mil.
Outras envolveram escolas, departamentos e diretorias. A Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), por exemplo, fortaleceu o programa Pré-universitário, que hoje está distribuído entre 29 Pólos e 14 municípios, incluindo Aracaju.
Para incentivar os alunos a concorrer a uma vaga em concursos vestibulares, desde o início do ano letivo, educadores e gestores da rede estadual apontaram e ofereceram subsídios. O objetivo era promover a auto-estima de jovens e adolescentes matriculados nas escolas estaduais, que muitas vezes não sentiam segurança em concorrer com outros estudantes da rede particular de ensino.
Já com a proximidade do vestibular da Universidade Federal de Sergipe, o Dase apresentou um cronograma de atividades que constava de revisões e simulados, além das aulas regulares no ensino médio e no curso Pré-Universitário gratuito.
Nas horas que antecederam o início das provas do PSS, vestibulandos da rede de todas as regiões do estado foram acolhidos por professores que se encontravam em frente aos 49 locais de provas e no Posto da Secretaria da Fazenda, na BR-235. Aqueles que vieram do interior tiveram direito a transporte e lanche e, assim como os da capital, receberam um kit contendo lápis, borracha e caneta.
Veja a lista de aprovados da rede estadual no vestibular presencial da UFS 2009.