NPD promove encontro entre estudantes, diretor de cinema e escritor sergipano
“O objetivo desse encontro é que os estudantes tenham a oportunidade de compreender melhor a relação entre o cinema e a literatura. É uma forma também de estimular tanto o cinema quanto a leitura, em especial em se tratando de um filme baseado numa obra de um autor sergipano”, afirma a coordenadora do NPD, Indira Amaral.
O diretor Francisco Ramalho falou para os estudantes da sua trajetória no cinema e contou também como teve contato com Francisco Dantas. “Eu leio muito. Li “Os desvalidos” como leio qualquer livro. Em nenhum momento havia a idéia de que eu vou ler o livro porque estou procurando uma história para cinema. Eu leio e vou deixando entrar na minha vida. Mas o texto foi muito marcante. Eu reli e depois fui atrás do Dantas para saber se a obra estava livre. Daí começou uma amizade que prosseguiu até hoje”, contou.
Já o escritor Francisco Dantas falou das impressões dele sobre o filme. “Achei o filme uma leitura inteligente do livro. Foi preciso fazer muitos cortes por conta do tempo, mas Ramalho conseguiu pegar a alma do livro”, avaliou.
“O filme não é nordestino. É um filme brasileiro, locado no Nordeste. Francisco Dantas é um autor universal”, disse Ramalho. O filme conta a estória de Maria, uma nordestina que viveu no fogo cruzado entre o exército e os cangaceiros, nos anos 30. A estréia do filme em circuito nacional está marcada para o dia 17 de novembro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- NPD promove encontro entre estudantes
- diretor de cinema e escritor sergipano – Fotos: Wellington Barreto