[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os novos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) participam nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, do curso introdutório de atendimento pré-hospitalar. Reunindo cerca de 60 profissionais de enfermagem, a capacitação permite que os novos servidores tenham uma ampla visão do serviço.

“O atendimento pré-hospitalar é um serviço diferenciado. Ele é sempre dinâmico. Uma profissional que faz bem o atendimento intra-hospitalar não necessariamente fará bem o pré-hospitalar. As cenas do atendimento sempre variam. Nosso objetivo é fazer com que os profissionais conheçam um pouco mais o serviço e saibam quais os principais tipos de atendimento que vão encontrar”, destacou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho.

No primeiro dia de curso, os profissionais tiveram aulas teóricas. Já no sábado, eles passarão por aulas práticas a partir do que foi visto em sala de aula. Além desse curso introdutório, os profissionais do Samu 192 Sergipe recebem treinamentos constantemente. “Além disso, reiniciaremos nossa capacitação itinerante. Vamos levar nosso aparato para as bases no horário de trabalho e treinar os servidores”, reiterou o superintendente.

Os profissionais também passarão por treinamentos específicos. “Este é o primeiro contato que eles têm com o Samu. Abordamos regulação médica, princípios básicos de funcionamento, de atendimento. Posteriormente eles terão treinamentos mais específicos. O interessante é que hoje eles conhecem desde organograma do serviço até a parte operacional, como os atendimentos que farão com mais freqüência e os hospitais que os pacientes serão encaminhados”, explicou o gerente do Núcleo de Educação Permanente, Ronei Melo.

Importância

Juliana Teles atuará como enfermeira da base descentralizada de Propriá. Ela, que já trabalhou em hospital e no Programa de Saúde da Família (PSF), acredita que a rotina é bem diferente do atendimento pré-hospitalar. “Tinha muita vontade de trabalhar nesta área. É sempre muito dinâmico e tem muita adrenalina. Todo dia a gente aprende um pouco”, disse.

Há dez anos trabalhando como técnico de enfermagem, Andervan Leão atuará pela primeira vez no Samu. Lotado na base de Lagarto, ele destacou que a capacitação é importante. “Não temos contato com o pré-hospitalar durante a formação. Por isso, quando vamos atuar no serviço é importante termos contato com os tipos de situação que vamos encontrar”, declarou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.