Novos Rumos: Empresários sergipanos estudam contratação de profissionais
Para avaliar o resultado da qualificação profissional realizada pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social(Seides), através do programa Novos Rumos, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, reuniu nesta terça-feira, 17, representantes da rede hoteleira, bares e restaurantes, e da construção civil de Sergipe.
Na oportunidade, a secretária Eliane Aquino entregou aos empresários a lista de 1.673 nomes e contatos de pessoas que se formaram nas áreas de comércio e serviço, informática e construção civil para que possam analisar a possibilidade de contratação dos profissionais. Esse acordo foi firmado no ano passado, quando os empresários tiverem a primeira reunião sobre as demandas do mercado de trabalho sergipano.
“Temos que agradecer pela colaboração de todos os empresários que contribuíram com informações importantes sobre a demanda de profissionais do mercado sergipano. Após a nossa primeira reunião em 2011, iniciamos as capacitações e formamos, através do convênio com o Sistema S, quase 1.700 profissionais. Iniciamos o nosso banco de dados e, em 2012, vamos começar uma nova etapa de cursos. Por isso ainda estamos solicitando novas demandas do mercado. Pedimos para que os empresários continuem a nos enviar as qualificações que estão em falta, para que assim tentemos abrir turmas específicas”, explicou a secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino.
A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, afirmou que o Governo também tem planos para quem não concluiu o ensino médio. “Com base no Plano Sergipe Mais Justo, a nossa intenção é qualificar também aquelas pessoas com baixo nível de escolaridade para que, dessa forma, possam ser incluídas no mercado de trabalho”.
O secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, também participou do encontro e ressaltou que existe um cadastro de profissionais qualificados no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). “Em dezembro de 2011, por exemplo, formamos 120 profissionais na área de construção civil. No dia 25 de janeiro formaremos em torno de 700 jovens na área de empregabilidade, voltada para relação interpessoal e inglês básico. O cadastro desses profissionais está disponível para o empresariado sergipano”.
Resultado
A diretora de incorporação da Cosil, Danusa Silva, relatou interesse em avaliar a lista dos formandos. “Vou enviar essa lista ao setor de Recursos Humanos da Cosil para que possamos estudar a possibilidade recrutar alguns formandos. Hoje, estamos colhendo os frutos da conversa que tivemos no ano passado. Vamos continuar na construção e no aprimoramento das ferramentas para auxiliar o Governo do Estado a qualificar profissionais para atender a demanda do mercado sergipano”.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Augusto Carvalho, destacou interesse pela turma de garçom. “É preciso ressaltar que a formação profissional, em especial dos garçons, precisa ir além da parte prática. É fundamental ter a consciência que esse profissional precisa receber orientações sobre o tratamento adequado com clientes, sempre sendo simpático e educado. Acredito que esses critérios são fundamentais para uma boa formação do profissional”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Novos Rumos: Empresários sergipanos estudam contratação de profissionais – Fotos: Edinah Mary/Seides