Novos Rumos certifica alunos de costura no povoado Terra Caída
O Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, executado pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), certificou na tarde desta terça-feira, 13, mais 21 alunas do curso de costureira no município de Indiaroba.
A solenidade aconteceu na Associação pela Cidadania dos Pescadores e Moradores de Povoado Terra Caída. O curso teve duração de dois meses e meio e foi executado pelo Senac, por meio de um convênio financiado pela Seides.
Prioritariamente, o Novos Rumos é ofertado para as comunidades de Aracaju, já que a população do interior sendo qualificada pelo Pronatec, do Governo Federal, porém a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres solicitou que o curso de costureira fosse ofertado especialmente povoado Terra Caída.
“A Seides atendeu à solicitação e estamos muito felizes com o resultado. Torcemos para que esse certificado abra portas para o mercado de trabalho”, explicou a diretora do departamento de Renda e Cidadania, da Seides, Heleonora Cerqueira.
A representante da Secretaria de Estado de Política para as Mulheres, Cláudia Pereira, parabenizou as alunos pela a conclusão do curso. “É com grande satisfação que participamos da entrega dos certificados para essas mulheres guerreiras, que insistiram e não desistiram de concluir mais esse importante aprendizado profissional para suas vidas. A nossa torcida agora é para que consigam criar uma cooperativa aqui no povoado”.
O representante do Senac, Edivaldo Fontes, relatou que “a parceria com o Governo do Estado foi muito importante para que o Senac conseguisse alcançar todos os 75 municípios sergipanos com cursos de qualificação profissional. Parabenizamos a todos do povoado que participaram da organização do curso”.
A aluna Maria Célia Pereira, disse que seu sonho realizado. “Sempre tive vontade de fazer o curso de costureira e agora, com essa oportunidade de fazer o curso de graça, ficou mais fácil. Foi um conhecimento muito importante que nós adquirimos”.
Novos Rumos
O Novos Rumos foi lançado em agosto de 2011 pelo Governo do Estado de Sergipe, com o objetivo de resgatar a autoestima e oferecer à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.
O programa faz parte do Sergipe Mais Justo, plano lançado pelo Governo de Sergipe, que está alinhado à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. O plano fortalece as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando a igualdade a todos os lares de Sergipe.
Cursos ofertados
Entre as qualificações oferecidas no Novos Rumos estão: cabeleireiro, manicure e pedicure, garçom, auxiliar de confeitaria, cuidador de idoso, vendedor, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, agente de informação turística, recepcionista em meios de hospedagem, empregada doméstica, costureiro, camareira em meio de hospedagem, depilação e maquiagem.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Novos Rumos certifica alunos de costura no povoado Terra Caída – Fotos: Edinah Mary/Seides