Novos Rumos – Aulas práticas de frentista acontecem em posto da Avenida Beira-Mar
As aulas práticas de frentista, promovidas pelo Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos continuam a acontecer. Iniciada no Espaço Novos Rumos do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, a turma de sete mulheres fizeram prática da futura profissão em um posto de Aracaju na manhã desta quinta-feira, 11.
Por meio de convênio firmado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e o Senac, o curso teve início no dia 18 de fevereiro e deverá ser encerrado em 23 de maio. A parceria para a execução das aulas práticas no Posto Petrox da Avenida Beira-Mar é realizado por meio do Senac.
O assessor técnico do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Seides, Melquíades Freitas, responsável pela articulação do Programa na Grande Aracaju, falou que as aulas práticas estimulam o desenvolvimento da teoria. “O curso tem esses dois momentos, o teórico e a prática. Hoje as alunas já estão praticando aquilo que aprenderam em sala de aula”, disse.
Durante o período de aulas teóricas os assuntos ministrados pela instrutora Edelfrancla dos Reis basearam-se nas questões da qualidade na aplicação dos serviços nos postos de combustíveis e processos de trabalho. Ética e relacionamento interpessoal também foram temas debatidos nas aulas.
Avaliando as alunas, a instrutora disse: “A turma é excelente. Na teoria elas se desenvolveram muito bem. Eram meninas que não ficavam bitoladas só com o conteúdo em sala de aula, mas pesquisavam em casa, tiravam dúvidas e compartilhavam o conhecimento. Na prática a desenvoltura delas me surpreendeu”.
De acordo com gerente operacional dos postos Petrox, Luiz Silveira a parceria com o Senac e a Seides dispõe credibilidade ao serviço. “A gente tem sentido um crescimento muito grande, não só profissionalmente, como também em termo de parceria. Hoje a gente já contrata, em média, de 40 a 50% do pessoal que é treinado em nossos postos”, declarou.
Para a aluna Vanessa Freitas, de 26 anos, fazer esse curso é também uma oportunidade de conhecer novas pessoas e disse que quer seguir em frente na profissão. “Eu gosto de estar em atendimento constante com o cliente, interagir com as pessoas. Eu pretendo ficar trabalhando ou onde estou prestando treinamento ou então colocar currículos, mas eu vou ser frentista”, enfatizou.
A aluna Célia dos Santos, 32, já concluiu os cursos de doces e salgados e o de cuidador de idosos e procurou o curso de frentista por ser uma área diferente das que já tinha trabalhado. “Eu estou gostando bastante e eu quero continuar em algum posto que tenha oportunidade para eu desempenhar meu trabalho”, explicou.
- Novos Rumos Aulas práticas de frentista acontecem em posto da Avenida BeiraMar – A professora
- Edelfrancla dos Reis