[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os pacientes críticos internados no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) estão sendo monitorados de modo mais seguro. Isto porque a unidade adquiriu no fim do mês passado 128 novos monitores multiparamétricos de alta tecnologia e precisão, num investimento de mais de R$ 1,7 milhão. Com os aparelhos, os médicos e profissionais de enfermagem podem acompanhar a situação clínica dos pacientes e identificar qualquer alteração no quadro de saúde deles a qualquer momento.

Com tela colorida e excelente leitura, opções de cores de visualização e interface mais organizada, os aparelhos se ajustam facilmente às necessidades de cada paciente e facilitam seu acompanhamento. "Na prática, é como tivéssemos em caso uma televisão em preto e branco com antena externa e trocássemos por uma de tela plana de plasma com sinal digital", compara Luiz Humberto Silva, gerente de Equipamentos Médicos Hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao lembrar que os monitores antigos eram monocromáticos.

Segundo Genisete Pereira, coordenadora da Urgência/Emergência do HUSE, os novos equipamentos têm múltiplas funções. "Eles já dispõem de oxímetro de pulso, controle de freqüência cardíaca, eletrocardiograma acoplado e que verifica a pressão arterial constantemente. Tudo isso nos permite monitorar alterações clínicas no paciente a todo instante, independente de ele necessitar de ventilação mecânica", explica.

O uso do monitor multiparamétrico também permite reordenar o fluxo de pacientes críticos. "Isso resulta, por exemplo, na transferência de pacientes já estabilizados para outras unidades e a liberação de leitos para receber outros mais graves", ressalta Genisete Pereira.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, o Governo de Sergipe não tem medido esforços para ampliar a qualificar o atendimento prestado à população. "Já conseguimos vitórias importantes ao longo desses 17 meses e o HUSE é prioridade. Zeramos em dezembro o número de leitos nos corredores, acabamos com a situação de caos que encontramos e estamos em processo permanente de organização. A população nos deu a oportunidade de trabalhar e é isso que estamos fazendo", diz o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

Distribuição

Até o momento, 47 novos monitores multiparamétricos já estão em funcionamento no HUSE. Dezessete foram implantados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, seis na Central de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrica, dois na Classificação de Risco, 16 na Área Amarela da nova Urgência/Emergência e outros seis na Área Vermelha. Os equipamentos de alta tecnologia estão sendo utilizados para monitoração clínica de pacientes instáveis adultos e pediátricos do HUSE.

De acordo com a diretora técnica do HUSE, Lícia Diniz, os novos equipamentos melhoram qualitativamente as condições de trabalho das equipes. "Os monitores dão maior segurança, conforto e precisão para os médicos e profissionais de enfermagem sobre os parâmetros clínicos do paciente, que fica monitorado da melhor forma possível", explica.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.