Novo Centro Integrado melhora serviço policial na Barra dos Coqueiros
Buscar atendimento policial ficou mais fácil para os 22 mil habitantes de Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju. O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), recém inaugurado pelo governador Marcelo Déda, já está funcionando plenamente com uma companhia da Polícia Militar e uma delegacia da Polícia Civil. O público que tem procurado a nova unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) tem elogiado a atenção dispensada pelos servidores no novo espaço.
A dona de casa Aparecida Silva da Conceição, 48 anos, foi à unidade testemunhar sobre um caso de briga de vizinhos e disse que o novo prédio representa uma polícia mais receptiva e interativa. “Ficou até melhor ir à delegacia, pois o prédio é mais amplo e agradável. Aqui mesmo a gente já resolve tudo bem rápido”, comentou. “Moro na Barra há 22 anos e nunca imaginei de ver uma obra tão estruturada como essa para melhorar nossa segurança”, elogia.
Ao idealizar a construção do segundo Cisp do Estado na Barra, a SSP levou em consideração o grande aumento populacional que o município tem tido nos últimos anos, especialmente após a construção da ponte sobre o rio Sergipe. “O fluxo de pessoas aumentou muito na região, mas a estrutura da cidade continuou a mesma durante muito tempo. Agora é que o Governo de Sergipe está investindo na infraestrutura e o Cisp é somente mais um exemplo. A partir de agora, podemos investigar com mais eficiência e atender o cidadão com mais qualidade”, aponta o delegado Werner Azevedo, que coordena o efetivo da Polícia Civil no Centro Integrado.
Quem ratifica a opinião do delegado Werner é o eletricista Pedro Brito dos Santos, que foi à unidade prestar uma queixa relacionada à perturbação do sossego na rua onde mora. “Tem algum tempo que o número de moradores vem aumentando muito aqui e os serviços públicos continuavam os mesmos. Então o Governo passou a fazer muitas obras aqui, como esse Centro Integrado e a nova rodovia para a Atalaia Nova, que passa aqui em frente. A cidade precisava disso para ter mais dignidade, saber que é valorizada. Aqui é um lugar que traz muito turista e continua crescendo a cada dia”, reforça Pedro, ao lado da esposa Edna Santos, 32.
Esse aumento da população e a expansão habitacional da Barra sempre foram algumas das principais preocupações do capitão Cristiano Santana, que comanda a 4ª Companhia do 8º Batalhão. “A nossa companhia é a unidade da PM que atua na Barra dos Coqueiros, em parceria com a Companhia Rodoviária, fazendo o patrulhamento ostensivo, e precisava de um espaço apropriado para ser a sua base. Hoje temos três carros novos, armamentos, coletes, computadores, salas e alojamentos mais dignos. Isso permite um melhor rendimento nas ruas”, admite.
“A expectativa é que a médio e longo prazo a comunidade sinta essa diferença, com o benefício saindo da estrutura e indo diretamente para a rua, pois a integração física vai se estender à atuação nas ruas, com a prestação de um serviço melhor e efetivação da segurança para todos. Estamos investindo pela primeira vez em Sergipe no ciclo completo de polícia, da prevenção e repressão, do atendimento diário ao atendimento de emergência, da investigação à confecção de flagrantes”, afirma o secretário da Segurança Pública, João Eloy.
Qualidade
Com uma área de 480 m², o Centro Integrado da Segurança Pública de Barra dos Coqueiros traz um novo conceito de atuação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar e tem como objetivo melhorar a prestação de serviços e a proteção à população do município, pois a nova unidade foi concebida de forma a desmistificar o atendimento policial e facilitar o acesso de qualquer cidadão a um serviço público de alta qualidade.
O complexo conta com oito salas, com uma ala para a Policia Militar e outra para a Polícia Civil. A Delegacia de Polícia Civil funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e a Companhia de Polícia Comunitária da Polícia Militar funcionará 24 horas.
A unidade conta também com dois gabinetes para delegados, dois cartórios, dois gabinetes de comando e subcomando para a PM, espaço para atendimento de assistência social, uma sala para sargenteação – onde fica o setor administrativo da PM, salas de armas e de custódia, alojamentos, cozinha, área de serviço, recepção, salas de passagem, onde os presos permanecem até serem transferidos para cadeias públicas e presídios, dois banheiros com acessibilidade para o público e mais outros cinco para os servidores policiais, além de um estacionamento com guarita.
Trabalham no na unidade até 10 soldados, cabos e sargentos da PM por dia, além dos oficiais comandantes, realizando o patrulhamento ostensivo com três carros, tanto no Centro da cidade e conjuntos habitacionais, como nos povoados mais afastados, como Olhos D´Água e Touro, e nos balneários de Atalaia Nova e Jatobá. Já a Polícia Civil faz investigações e presta serviços cartoriais com sete agentes, além de um escrivão e um delegado.
- Novo Centro Integrado melhora serviço policial na Barra dos Coqueiros – Foto: Reinaldo Gasparoni / SSP