[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O novo Centro Cirúrgico, integrante do projeto de ampliação e reestruturação do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), vai trazer novidades tecnológicas para oferecer mais conforto e segurança a pacientes e profissionais que atuam no setor. O piso condutivo evitará choques elétricos, a climatização vai ajudar a reduzir a praticamente a zero a presença de bactérias e a rede elétrica estará imune a oscilações, o que vai evitar danos aos aparelhos.

O prédio, cuja construção já está concluída, terá nove salas cirúrgicas, uma Sala de Recuperação Pós-Anestésico (SRPA) com capacidade para oito leitos, além de duas salas de apoio e um posto de Enfermagem.

Detalhes

Todas as salas do novo Centro são revestidas com piso condutivo, fabricado em fibra de carbono e com malhas de cobre aterradas. "Isto evita a fuga de corrente elétrica, que pode causar pequenos choques elétricos em pacientes e no médico durante a manipulação de alguns equipamentos, como bisturi elétrico", explicou Rondinelle Gonçalves, um dos eletricistas que trabalham na obra do novo bloco, quem também abrigará o Centro de Imagem e Diagnóstico do HUSE.

Cirurgiã há sete anos, a diretora-técnica do HUSE, Lycia Diniz, já foi vítima de um desses acidentes. "Há cerca de cinco anos, ao participar de uma cirurgia de emergência aqui mesmo no HUSE, sofri uma queimadura no antebraço esquerdo porque tive uma reação reflexa em conseqüência de um choque com um bisturi elétrico", relatou a médica.

Os quadros de energia que alimentam as tomadas e os instrumentos cirúrgicos são de corrente contínua, o que vai evitar oscilações durante o uso dos equipamentos. De acordo com Rondinelle Gonçalves, o processo de climatização do Centro consiste em gelar a água utilizada na vaporização das salas cirúrgicas, o que permitirá, com o auxílio de um moderno exaustor para renovação do ar, reduzir quase que totalmente o nível de bactérias no ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.