Novas Clínicas de Saúde melhoram atendimento em Cristinápolis e Pedrinhas
A área reservada ao atendimento para crianças na nova Clínica de Saúde da Família (CSF) Maria Dantas de Carvalho, em Cristinápolis, inaugurada no dia 2 de dezembro pelo Governo do Estado, chamou a atenção da doméstica Cristiane Lima da Silva. Com sua filha Juliana de três anos com febre, sem apresentar melhoras, Cristiane achou melhor levar a menina na Urgência da CSF 24h. “O atendimento aqui é muito bom, mas o melhor é que tem uma área reservada somente para as crianças e aí fico mais a vontade com minha filha, enquanto ela recebe os cuidados dos profissionais”, disse Cristiane.
O depoimento da moradora de Cristinápolis reflete o objetivo do Governo de Sergipe em melhorar o atendimento da atenção básica à saúde, a partir do investimento na construção e equipamentos de 102 clínicas de saúde da família nos 75 municípios sergipanos. Através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Governo do Estado entregou, no último dia 2, mais duas Clínicas de Saúde da Família (CSF) na região Sul de Sergipe. Com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, Cristinápolis e Pedrinhas receberam as clínicas Maria Dantas de Carvalho e CSF Odilon José Alves, as quais representam as unidades de número 59 e 60, respectivamente, das 102 que estão em construção.
Cristinápolis
Em Cristinápolis, a nova unidade, com capacidade para três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), chegou também para atender às urgências e emergências da região com a sala de estabilização. “Essa Clínica nos possibilitou uma infraestrutura para triplicar as equipes de Saúde Bucal aqui do município. Em 2009, tínhamos apenas uma equipe, pois não havia estrutura para realizar mais do que 10 atendimentos por dia. Agora, com três equipes, temos capacidade para atender 48 pacientes por dia”, afirmou Juliana Soares Santos, coordenadora das equipes de Saúde Bucal do município.
Para Aline Michele Costa, coordenadora de Atenção Básica de Cristinápolis, a nova clínica possibilita mais eficiência no trabalho desenvolvido pelos profissionais. “Agora, cada profissional tem sua sala com seu material e salas específicas para cada tipo de atendimento. O atendimento ginecológico melhorou, pois os consultórios têm banheiros, dando mais privacidade às mulheres que agora estão realizando os exames com mais frequência”, pontuou a gestora.
Pedrinhas: local adequado ao atendimento elimina o improviso
No município de Pedrinhas, a CSF Odilon José Alves também levou mais eficiência para o trabalho dos profissionais de Saúde e a expectativa de um atendimento diferenciado para a população. “Além de todo conforto trazido pelos consultórios bem equipados e com ar condicionado, nós não precisaremos mais fazer reunião com gestantes e hipertensos na Câmara Municipal, pois até uma sala multiuso a Clínica possui”, salientou Waldirene Barbosa, que é a coordenadora da nova unidade.
Luziânia Gonçalves Santana é usuária do sistema de saúde do município de Pedrinhas e observou os benefícios que a nova CSF trará à população. “O atendimento vai ser mais organizado, pois estou vendo consultórios médicos e sala de vacina. Não vai precisar fazer tudo em apenas uma sala, como era antes”, disse Luziânia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Novas Clínicas de Saúde melhoram atendimento em Cristinápolis e Pedrinhas – A coordenadora de Atenção Básica de Cristinápolis
- Aline Michele Costa / Foto: Walber Faria/Funesa