Nova unidade pediátrica do Huse já atendeu 250 crianças
A nova Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza, do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), já está funcionando desde a última segunda-feira, 12. Em menos de 48 horas de funcionamento, cerca de 250 crianças já foram atendidas. Assistidos há quase três anos no antigo prédio Maternidade Hildete Falcão Baptista, os pacientes infantis foram transferidos com sucesso para a nova pediatria.
De acordo com Isa Prado, Coordenadora das Unidades Hospitalares da Região Metropolitana de Aracaju, uma grande operação foi elaborada para que as remoções dos pacientes acontecessem de forma tranquila e com responsabilidade. “Tivemos o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Samu 192] e a Coordenação da Central de Transportes da FHS para essa transferência e das equipes que trabalham na unidade para a reavaliação das crianças. Tudo com muita tranquilidade”, afirmou.
Conforto
A nova unidade, em que foram investidos R$450 mil, conta com 53 leitos de internamento e dez para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – a única a contar com UTI infantil no estado. Além disso, tem capacidade de atendimento de 58 vagas no pronto-socorro infantil. Outro grande benefício proporcionado pela nova unidade é o conforto oferecido aos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes.
A enfermeira Rejane Gallo, gerente do Pronto Socorro Infantil, está otimista com o novo prédio. “Estou muito feliz com esse novo ambiente de trabalho. Um espaço acolhedor onde há a integração das áreas de classificação de risco. O ambiente agradou a todos e melhora a assistência prestada às crianças que também gostaram do prédio”, informou.
A dona de casa Dalva Tavares não escondia a expectativa para a transferência da filha Luiza Santos, 10 anos, paciente renal que estava internado há 15 dias na Unidade pediátrica Hildete Falcão Baptista. “Esse lugar é muito lindo, um hospital de verdade. Estou muito contente com o atendimento e o cuidado que minha filha vem recebendo, graças a Deus o quadro dela já apresenta melhoras”, disse.
Moradora do município de Aquidabã, a aposentada Marilia Barros é avó do pequeno Albert Marques, 7 anos, e que apresenta um quadro de diabetes. De acordo com a sua avó, o novo hospital é maravilhoso. “Gostei muito do novo prédio, é muito aconchegante e os profissionais são excelentes”, enfatizou.
Estrutura
Com uma área aproximada de 1.300 m², a unidade segue o padrão de ambiência definido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS Sergipe implementada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde 2007 e que institui, entre outras coisas, amplas salas de espera com assentos, consultórios climatizados, alas para hidratação, amplos corredores e a assistência por classificação de risco, que organiza o espaço de atuação das equipes de acordo com as cores azul, verde, amarelo e vermelha.
O diretor geral da FHS, Emanuel Messias, ressaltou que o espaço foi pensado para ambiente hospitalar infantil. “Aqui temos uma arquitetura pensada e construída para oferecer melhor qualidade de atendimento, assistência, ambiência e qualidade de vida para os nossos pacientes infantis. Este é um compromisso do Governo do Estado” declarou.
A pediatra Ângela Figueiredo Sotero trabalha há 17 anos no hospital. Ela ressalta que a espera pela nova unidade foi satisfatória. “A entrega do novo hospital e o seu funcionamento foi uma coisa muito esperada. Ficamos na maternidade Hildete Falcão Baptista durante dois anos, mas a espera foi satisfatória, é um recomeço. No momento em que a gente trabalha bem, quem recebe isso em troca é o paciente”, afirmou.
Atendimento
As equipes médicas são compostas por quatro profissionais realizando atendimentos nos consultórios, quatro médicos no internamento, um médico para intercorrência e um médico plantonista, além de equipes para atender o internamento e o pronto socorro infantil.
A coordenadora da nova unidade pediátrica, Cristiane Barreto, destacou os benefícios trazidos com a nova estrutura infantil.”Ganhamos ainda mais condições de oferecer melhor conforto para os nossos funcionários e os pacientes que ficaram muito contentes com a nova unidade”, informou.
A pequena Raíssa Santana, 1 anos e 14 dias, estava internada há 8 dias na antiga pediatria com sintomas de pneumonia. De acordo com a sua mãe, Jailma da Cruz, o padrão do novo prédio é de um hospital particular. “Estou muito contente com esse hospital. É muito bonito e acolhedor. As poltronas são aconchegantes e nos oferece maior conforto. Aqui está melhor que um hospital particular”, concluiu sorridente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Nova unidade pediátrica do Huse já atendeu 250 crianças – Fotos: Bruno César/FHS