Nova clínica de saúde de Poço Redondo agrada trabalhadores da saúde
“Estas clínicas não são boas só para o atendimento da população. Elas dão gosto da gente trabalhar”. O depoimento da auxiliar de farmácia, Telma Pimentel, traduz o esforço do Governo de Sergipe com os investimentos para implantação das 102 Clínicas de Saúde da Família (CSF) em todo o território sergipano.
No último sábado, 11, foi inaugurada pelo governador Marcelo Déda e pela secretária de Estado da Saúde Mônica Sampaio, mais uma dessas unidades. Trata-se da CSF ‘Erionaldo Correia Pereira’, localizada em Poço Redondo, município do Alto Sertão sergipano.
Segundo Telma Pimentel, trabalhadora do serviço público há 29 anos, a nova clínica traz conforto. “Para nós funcionários que antes trabalhávamos em uma pequena casa alugada, sem nenhuma estrutura, aqui é o paraíso, dá gosto de vir trabalhar”, relatou a servidora que mora no povoado Cajueiro, a cerca de 24 km da sede do município.
De acordo com o diretor da nova unidade, Whemisson Bezerra, juntamente com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poço Redondo, a clínica atende uma população estimada em 33 mil habitantes. “A unidade foi construída no bairro São José, porque é a localidade mais carente da nossa cidade. Já estamos atendendo há pouco mais de dois meses com duas equipes de Saúde da Família e, em breve, mais duas equipes serão incorporadas ao atendimento”, informou o diretor.
A nova unidade também agradou a população. “Quando a gente entra aqui parece que está numa clínica particular de Aracaju. Eu gostei muito e o atendimento aqui é ótimo. Agradeço de coração aos governantes por esta beleza. Mostra que o povo do sertão não foi esquecido”, disse a dona de casa Maria Alves, de 49 anos, mãe de cinco filhos.
Além da CSF e da UPA, o município conta ainda com os serviços da base descentralizada do Samu 192 Sergipe, que funciona com uma ambulância de suporte básico. “Com mais esta clínica, temos um total de 43 inauguradas no território sergipano. O principal atendimento é realizado na atenção básica, pois é onde se previne de mais complicações na saúde das pessoas, por isso o Governo do Estado investe tanto nesta área”, ressaltou a secretária Mônica.
Homenagem
A CSF de Poço Redondo leva o nome do jovem Erionaldo Correia Pereira, que faleceu com 31 anos de idade há dois anos atrás, vítima de acidente de moto na rodovia. “Ele era auxiliar de enfermagem como eu, era meu colega no hospital daqui e também trabalhava no hospital de Canindé. Morreu muito cedo, deixou muitos amigos e ajudou na melhora da saúde de muitas pessoas, por isso o governo municipal resolveu fazer esta justa homenagem”, explicou Whemisson Bezerra, diretor da clínica.
- Nova clínica de saúde de Poço Redondo agrada trabalhadores da saúde – Fotos: Walber Faria/SES