No Dia da Água, curso debate controle de inundações
No segundo dia de atividades da Semana da Água, com o tema ‘Água é Vida’, alunos e professores de instituições públicas e privadas participaram nesta terça-feira, 22, no auditório da Codevasf, do primeiro mini-curso Alternativas para o Controle de Inundações.
O mini-curso tem como objetivo instruir e alertar as pessoas para a importância da gestão da água nos espaços urbanos e nas bacias hidrográficas, de forma que possibilite uma maior valorização da água, como também manusear instruções sobre alternativas de controle dos problemas ocasionadas pelas inundações. O evento foi conduzido pelo engenheiro civil e pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcus Aurélio Soares Cruz.
Durante o evento, Marcus abordou alguns tópicos sobre Hidrologia com embasamento sobre variáveis hidrológicas que permitem um entendimento das questões das inundações. Ele ressaltou o ciclo hidrológico que trata-se de um fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, que é impulsionada pela energia solar, gravidade e a rotação terrestre. Ele também apresentou uma parte de caracterização dos tipos de inundação voltadas para grandes rios, destacando as inundações ribeirinhas, que são inundações naturais resultado da flutuação dos rios durante os períodos secos e chuvosos, como também as inundações devido a urbanização.
O engenheiro falou também sobre as medidas de Macrodrenagem e sobre as alternativas de controle dos problemas relacionados às inundações, relacionadas à parte institucional onde entrou todo o mecanismo legal de controle e obras efetivas.
“A importância desse mini-curso está na valorização de apresentar aos alunos e professores a existência das novas tecnologias, não só em outros países, mas também aqui em outros estados do Brasil, que permitem que hoje as pessoas possam conviver com as inundações tendo uma minimização dos impactos e dos danos que essas inundações causam. Também é válido pontuar que tanto os alunos quanto os professores possam levar essa ideia e enxergar a gestão das águas de uma forma mais otimista”, afirmou o secretario do Meio Ambiente, Genival Nunes que também esteve presente no evento.
Participantes
Para a professora do curso de Arquitetura da UFS, Daniela Costa, o curso foi de suma importância. “A iniciativa e promoção de eventos como este, com o oferecimento de mini-cursos, cujos temas são bem contemporâneos, somente enriquecem a comunidade acadêmica, bem como atualiza o profissional para novos conhecimentos”, disse.
“O mini-curso é importante para que os estudantes, pesquisadores e professores envolvidos com a área de planejamento urbano tenham acesso a informações, cada vez mais atualizadas, acerca das medidas utilizadas para prevenção e controle dos efeitos das chuvas”, afirmou o pesquisador do ITP da Universidade Tiradentes, Elvis Lima Moura da Silva.
Outras atividades
Ainda na programação da Semana da Água, hoje pela manhã, a Semarh apoiou e promoveu a primeira caminhada “Sos Rio Sergipe” em homenagem ao dia Mundial da Água que teve como objetivo sensibilizar a comunidade estudantil e a população sobre o bem precioso que é a água. A caminhada ocorreu na Praça Santa Luzia até a Escola Municipal João Cruz, encerrando com apresentações culturais, com músicas e reflexões sobre a preservação do rio e cuidados com a água.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]