[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o mês de agosto a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, no Augusto Franco, acontece o projeto “A Hora do Conto”, todas as quartas-feiras. Este mês, dedicado ao folclore, os contos terão como temas as lendas do folclore brasileiro. Essa é uma oportunidade que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) oferece aos colégios de reforçarem nos estudantes o conhecimento da cultura popular regional.

A programação comemorativa da unidade foi iniciada anteontem, com a apresentação de grupos para-folclóricos, que representaram algumas das tradições do Nordeste e do Brasil, como o Samba de coco e a capoeira. E toda quarta-feira as histórias da tradição popular são contadas aos visitantes. Segundo uma das pedagogas responsáveis pelas narrações dos contos, Lucivanda Mendonça, além de contar, também acontecem brincadeiras e interpretações com a interação das crianças e adolescentes.

“Nós passamos em todas as escolas do bairro divulgando a programação, e os estudantes estão vindo espontaneamente; muitos deles passam na saída da escola pela manhã, mas a maior freqüência é no período da tarde”, informou a pedagoga, acrescentando que os agendamentos com as escolas não estão mais acontecendo, somente nas datas comemorativas, mas que a narrativa também é feita individualmente ou para pequenos grupos.

A Hora do Conto também acontece em parceria com as unidades de saúde do bairro. “Uma vez ao mês nós trabalhamos em convênio com o posto de saúde durante três dias seguidos, onde nós fazemos esse trabalho com as crianças enquanto as mães recebem orientação das assistentes sociais”, contou Lucivanda Mendonça. E, dentro do período folclórico acontece ainda na biblioteca no dia 23, às 16 horas, o “Encontro com o escritor”, com a autora Giselle Nathaly, que vai lançar o seu livro “Olhar Infinito”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.