‘Nação Lascada de Véio’ foi viabilizado pela Aperipê
O documentário sergipano ‘Nação Lascada de Véio: a Glória do Sertão’, que foi recentemente agraciado com o Prêmio do Júri Técnico durante o 30º Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, realizado no início de junho, teve sua produção viabilizada pela Fundação Aperipê.
‘Nação Lascada de Véio: a Glória do Sertão’ retrata o universo do escultor Cícero Alves dos Santos, o "Véio", natural do município de Nossa Senhora da Glória. O artista, que vive num sítio isolado às margens da rodovia estadual SE-206, ficou famoso por suas esculturas rústicas em madeira, que retratam as referências e o cotidiano do homem sertanejo.
O documentário foi financiado pela terceira edição do programa DOC TV, coordenado em Sergipe pela Fundação Aperipê. O DOC TV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em parceria com as emissoras públicas locais. O programa seleciona roteiros e premia os escolhidos com um financiamento de R$ 100 mil para produção. O roteiro de ‘Nação Lascada de Véio’, escrito pelo antropólogo Ulices Rafael, foi o selecionado do DOC TV III.
De acordo com o diretor do filme, a premiação no festival maranhense foi uma grande surpresa.’ Nação Lascada de Véio’ concorreu com outros 20 filmes de todo o País dentro da Mostra Refestança, dedicada a produções sobre a riqueza da cultura popular brasileira e íbero-americana. Para Ribeiro Filho, o apoio da Fundação Aperipê foi fundamental para a conquista.
"Sem a Aperipê não existiria o DOC TV em Sergipe e a realização do filme não seria possível. É a Aperipê que faz a seleção dos roteiros, a intermediação com o DOC TV e cuida de toda a parte administrativa do programa, permitindo que o realizador do filme execute seu projeto. Além disso, foi a Aperipê que promoveu o lançamento do filme, que aconteceu no dia 14 de março no Moviecom", disse Ribeiro Filho.
Além do Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, ‘Nação Lascada de Véio: a Glória do Sertão’ já foi exibido no Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (CURTA-SE) e no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). "Existe a possibilidade de que ele seja exibido em outros festivais. Além disso, o filme está sendo exibido nas escolas da rede municipal de Nossa Senhora da Glória e pode ser adotado nas escolas da rede estadual", afirmou o diretor.
A Aperipê TV exibe ‘Nação Lascada de Véio: a Glória do Sertão’ no dia 12 de agosto, às 23h, quando o documentário será mostrado para todo o território nacional através da Rede Pública de Televisão.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]